nº 563 - Dune


Autor: Frank Herbert
Título original: Dune
1ª Edição: 1965
Publicado na Colecção Argonauta em Julho de 2006
Capa: Rogério Silva
Tradução: Eurico da Fonseca
Revisão: Dália Moniz

Súmula - A partir do número 553, a editora Livros do Brasil deixou infelizmente de publicar como havia feito até à data a súmula relativas à próxima obra, pelo que os leitores deixaram de ter disponíveis nas obras que adquiriam qualquer informação sobre a publicação seguinte ou o autor da mesma. A informação relativa à obra, passou a reduzir-se às poucas linhas que constam da contracapa da mesma.

*****

Nota pessoal

A Colecção Argonauta teve o seu início em 1953, com a publicação da obra Perdidos na Estratosfera, escrita por A. M. Low, e teve o seu fim em Julho de 2006 com esta última obra intitulada Dune, de Frank Herbert. Curiosamente, esta obra já tinha sido publicada na sua totalidade (é uma trilogia) na Colecção Argonauta Gigante, na primeira série.

A Colecção Argonauta foi a maior e mais duradoura colecção de ficção-científica em Portugal, e a meu ver, a mais importante. Durante 53 anos, divulgou os melhores autores do género e encantou gerações de leitores.

Três anos e dois meses, foi o tempo que demorei a escrever todas as súmulas da Colecção Argonauta. Iniciei o projecto das capas e das súmulas a 04 de Agosto de 2011 e terminei a 10 de Novembro de 2014. Agradeço a todos os muitos emails, comentários e, agradecimentos que tiveram a atenção de escrever e de me enviar. Foi muito gratificante para mim conseguir realizar este projecto, que constitui uma homenagem à Colecção Argonauta, e ao menino de dez anos que eu fui e que ficou encantado desde o primeiro livro que dela leu. E em memória do meu pai, que muito me ajudou a conseguir completar esta colecção.

21 comentários:

  1. Excelente. Muito obrigado por todo trabalho.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigado caro Vinicius Rodrigues, é sempre bom saber que alguém aprecia o nosso trabalho! :)

      Um abraço e um Bom Ano!

      Eliminar
  2. muito bem....ja li alguns livros de essa coleção como o cerebro de donovan, dentre outros, mas li com um titulo diferente, ( o cerebro assassino).são muito bons esses livros amo essa coleção vc sabe como faço para conseguir alguns exemplares?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Cristiane, penso que aí no Brasil se conseguem encontrar os livros da Colecção Argonauta nos "sebos", pelo menos é o que algumas pessoas daí têm referido.

      Aqui em Portugal, os interessados em comprar utilizam geralmente os alfarrabistas (lojas de livros antigos), ou sites de compras online, estes dois principalmente:

      http://www.coisas.com/categories.php?option=keywords_cat_search&keywords_cat_search=colec%E7%E3o+argonauta&parent_id=877&form_basic_search=

      http://www.olx.pt/nf/livros-revistas-cat-215/colec%C3%A7%C3%A3o+argonauta

      Há também um alfarrabista que tem muitos, cá em Portugal... não sei se envia para aí, mas nada como entrar em contacto com eles e perguntar. A dona chama-se Elisa.

      http://www.alfarrabistaavelarmachado.pt/pt/cms/resultadoPesquisaAvancada/titulo//editor//coleccao/argonauta/ano//descricao//ilustrador//tradutor/?page=1

      Presumo que aí no Brasil também haja sites onde se possam encontrar artigos usados, entre os quais livros...

      Grato e vá aparecendo!

      Eliminar
  3. também ja li o rei das estrelas otimo bill o heroi galactico, mas não achei esses titulos aqi, acho q estão com titulos diferentes

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Cristiane,

      O Bill está aqui, sim... é o nº 353! :)

      http://coleccaoargonauta.blogspot.pt/2011/09/n-353-bill-o-heroi-galactico.html

      Eliminar
  4. Oi, Estou no Brasil, e tenho uma coleção do No 1 ao 538.

    http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-627854335-coleco-argonauta-538-numeros-em-excelente-estado-nica-_JM

    Posso negociar, e mando para todos os países. Obrigado.

    ResponderEliminar
  5. Não existe o nº 563 (Dune - Frank Herbert)?

    Existindo, a omissão é intencional?

    Obrigado pelo blog. É "a" fonte sobre esta maravilhosa colecção!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Viva,

      Confesso que só há uns meses me apercebi da referência a essa obra. O que achei estranho, pois nunca tinha lido nenhuma menção relativamente a ela. Acho também estranho terem publicado esse título, visto existir na colecção Argonauta Gigante.

      Não sei se chegou a ser mesmo publicado esse número, mas se tiver sido, então será realmente esse o último número da colecção Argonauta, e terei que actualizar a informação.

      Se alguém o tiver ou puder confirmar a sua existência, por favor diga.

      Obrigado!

      Eliminar
    2. Viva,

      Lembro-me de perguntar na Feira do Livro pelo resto da obra tendo o vendedor respondido que estavam para sair os restantes volumes.
      Na altura preferi esperar para depois comprar a obra completa.
      Perdi a oportunidade de ter um dos mais raros!
      Mais tarde, acabei por comprar a obra na versão Gigante.
      Vim depois a saber que a colecção tinha ficado por ali.

      Nesta página tem uma rara imagem do livro
      https://lusofc.wordpress.com/2012/08/26/no-563-dune-dune/

      Eliminar
  6. Viva, a informação está agora actualizada, já constando também aquele que foi realmente o último número da colecção, o nº 563, intitulado "Dune".

    Um abraço para todos.

    ResponderEliminar
  7. Felizmente sua iniciativa me fez recordar tempos felizes em que me deleitava com horas de leitura sem preocupações, obrigado!! Graças a você voltarei a reencontrar meus velhos amigos esquecidos: os livros desta coleção que tenho e afazer novos amigos pois vou novamente procurar nos sebos os volumes desta coleção que ainda não li.grande abraço!

    ResponderEliminar
  8. Caro Amigo, estive a ver outros pontos do seu blog, e verifico que o trabalho neles é tão bom quanto o referente à Argonauta! Mais parabéns.

    Quanto à sua menção (em vários locais) de que esta última publicou 563 números, atenção! Na realidade publicou 565: não esquecer o 130-A e o 359-A. Ah, os marotos dos A's...

    Abraço, JPSantos

    ResponderEliminar
  9. Existem homenagens fáceis e existem homenagens difíceis.
    No entanto, uma homenagem de três anos e dois meses é uma homenagem única.
    Parabéns.

    Que o menino de dez anos que tem dentro de si nunca morra.

    Francisco Barão Fernandes

    ResponderEliminar
  10. Tenho alguns.
    A Argonauta atravessou gerações de leitores.
    Parabéns por este trabalho

    ResponderEliminar
  11. Alo João,

    Em primeiro lugar parabéns por este belo trabalho. Na minha opinião o mais completo site sobre a coleção Argonauta na Internet.
    Estou tentando completar a minha coleção e estou utilizando as informações publicadas para atualizar a minha lista.
    Vou tentar achar os livros que me faltam nos sites que informaste no Email acima.
    O problem comigo e que moro na Australia, mas espero que os lugares onde possa achar os numero faltantes tenham recursos para me enviar.
    Postei algumas contribuições que espero possam ajudar na precisão das informções postadas.
    Uma vez mais parabéns pelo trabalho!!!
    Jachson Ribeiro

    ResponderEliminar
  12. Que belíssima coleção, um trabalho digno de divulgação pelo esforço, organização e intensidade. Vou divulgar em meu blogue. Sou professor aqui no Brasil e uso bastante a ficção científica em sala de aula para estimular os alunos a ler. Esta semana trabalhei o conto "Um braço na 4ª dimensão" do escritor brasileiro Jeronymo Monteiro.

    ResponderEliminar
  13. Tenho a coleccao quase completa, infelizmente por motivos pessoais (emigrei de Portugal) vejo-me obrigado a desfazer-me da mesma porque sei que nunca voltarei a ter espaco ou condicoes para me recrear com a mesma no meu Pais de acolhimento.
    Estara alguem interessado em adquirir-me a mesma?
    Informo desde ja que nao pretendo dar a mesma e sim vender por um preco que seja razaovel para ambos (vendedor e comprador).
    Se tal nao acontecer a mesma ficara como tem estado guardada em casa de familiar.

    ResponderEliminar
  14. Muito obrigado por ter feito este blog. Enquanto leitor da coleção Argonauta, considero esta recolha de valor inestimável. Mais uma vez: MUITO OBRIGADO!

    ResponderEliminar
  15. Você é um herói da fc, assim como os editores da coleção. Como já falei: pena que acabou!
    Para mim a fc é reflexo de uma sociedade que sonha com o futuro, infelizmente a nossa sociedade não sonha mais.

    ResponderEliminar
  16. Alguém saberia e dizer como posso ler os 6 livros que me faltam da coleção argonauta? Alguém poderia me vender ou ceder cópia em PDF ou em papel? Os livros são:
    nº 1 - Perdidos na Estratosfera, nº 222 - A Cidade do Céu, nº 237 - Regresso aos Céus, nº 537 - Uma Nova Esperança em Pern 1, nº 548 - O Verão de Helliconia 2 e nº 563 - Dune.
    meu e-mail: rogerio.rosacruz@gmail.com

    ResponderEliminar