Autor: Frank Herbert
Título original: Dune
1ª Edição: 1965
Publicado na Colecção Argonauta em Julho de 2006
Capa: Rogério Silva
Tradução: Eurico da Fonseca
Revisão: Dália Moniz
Súmula - A partir do número 553, a editora Livros do Brasil deixou infelizmente de publicar como havia feito até à data a súmula
relativas à próxima obra, pelo que os leitores deixaram de ter
disponíveis nas obras que adquiriam qualquer informação sobre a
publicação seguinte ou o autor da mesma. A informação relativa à obra,
passou a reduzir-se às poucas linhas que constam da contracapa da mesma.
*****
Nota pessoal
A Colecção Argonauta teve o seu início em 1953, com a publicação da obra Perdidos na Estratosfera, escrita por A. M. Low, e teve o seu fim em Julho de 2006 com esta última obra intitulada Dune, de Frank Herbert. Curiosamente, esta obra já tinha sido publicada na sua totalidade (é uma trilogia) na Colecção Argonauta Gigante, na primeira série.
A Colecção Argonauta foi a maior e mais duradoura colecção de ficção-científica em Portugal, e a meu ver, a mais importante. Durante 53 anos, divulgou os melhores autores do género e encantou gerações de leitores.
Três anos e dois meses, foi o tempo que demorei a escrever todas as súmulas da Colecção Argonauta. Iniciei o projecto das capas e das súmulas a 04 de Agosto de 2011 e terminei a 10 de Novembro de 2014. Agradeço a todos os muitos emails, comentários e, agradecimentos que tiveram a atenção de escrever e de me enviar. Foi muito gratificante para mim conseguir realizar este projecto, que constitui uma homenagem à Colecção Argonauta, e ao menino de dez anos que eu fui e que ficou encantado desde o primeiro livro que dela leu. E em memória do meu pai, que muito me ajudou a conseguir completar esta colecção.
A Colecção Argonauta foi a maior e mais duradoura colecção de ficção-científica em Portugal, e a meu ver, a mais importante. Durante 53 anos, divulgou os melhores autores do género e encantou gerações de leitores.
Três anos e dois meses, foi o tempo que demorei a escrever todas as súmulas da Colecção Argonauta. Iniciei o projecto das capas e das súmulas a 04 de Agosto de 2011 e terminei a 10 de Novembro de 2014. Agradeço a todos os muitos emails, comentários e, agradecimentos que tiveram a atenção de escrever e de me enviar. Foi muito gratificante para mim conseguir realizar este projecto, que constitui uma homenagem à Colecção Argonauta, e ao menino de dez anos que eu fui e que ficou encantado desde o primeiro livro que dela leu. E em memória do meu pai, que muito me ajudou a conseguir completar esta colecção.
Excelente. Muito obrigado por todo trabalho.
ResponderEliminarMuito obrigado caro Vinicius Rodrigues, é sempre bom saber que alguém aprecia o nosso trabalho! :)
EliminarUm abraço e um Bom Ano!
muito bem....ja li alguns livros de essa coleção como o cerebro de donovan, dentre outros, mas li com um titulo diferente, ( o cerebro assassino).são muito bons esses livros amo essa coleção vc sabe como faço para conseguir alguns exemplares?
ResponderEliminarCristiane, penso que aí no Brasil se conseguem encontrar os livros da Colecção Argonauta nos "sebos", pelo menos é o que algumas pessoas daí têm referido.
EliminarAqui em Portugal, os interessados em comprar utilizam geralmente os alfarrabistas (lojas de livros antigos), ou sites de compras online, estes dois principalmente:
http://www.coisas.com/categories.php?option=keywords_cat_search&keywords_cat_search=colec%E7%E3o+argonauta&parent_id=877&form_basic_search=
http://www.olx.pt/nf/livros-revistas-cat-215/colec%C3%A7%C3%A3o+argonauta
Há também um alfarrabista que tem muitos, cá em Portugal... não sei se envia para aí, mas nada como entrar em contacto com eles e perguntar. A dona chama-se Elisa.
http://www.alfarrabistaavelarmachado.pt/pt/cms/resultadoPesquisaAvancada/titulo//editor//coleccao/argonauta/ano//descricao//ilustrador//tradutor/?page=1
Presumo que aí no Brasil também haja sites onde se possam encontrar artigos usados, entre os quais livros...
Grato e vá aparecendo!
também ja li o rei das estrelas otimo bill o heroi galactico, mas não achei esses titulos aqi, acho q estão com titulos diferentes
ResponderEliminarOlá Cristiane,
EliminarO Bill está aqui, sim... é o nº 353! :)
http://coleccaoargonauta.blogspot.pt/2011/09/n-353-bill-o-heroi-galactico.html
Oi, Estou no Brasil, e tenho uma coleção do No 1 ao 538.
ResponderEliminarhttp://produto.mercadolivre.com.br/MLB-627854335-coleco-argonauta-538-numeros-em-excelente-estado-nica-_JM
Posso negociar, e mando para todos os países. Obrigado.
Não existe o nº 563 (Dune - Frank Herbert)?
ResponderEliminarExistindo, a omissão é intencional?
Obrigado pelo blog. É "a" fonte sobre esta maravilhosa colecção!
Viva,
EliminarConfesso que só há uns meses me apercebi da referência a essa obra. O que achei estranho, pois nunca tinha lido nenhuma menção relativamente a ela. Acho também estranho terem publicado esse título, visto existir na colecção Argonauta Gigante.
Não sei se chegou a ser mesmo publicado esse número, mas se tiver sido, então será realmente esse o último número da colecção Argonauta, e terei que actualizar a informação.
Se alguém o tiver ou puder confirmar a sua existência, por favor diga.
Obrigado!
Viva,
EliminarLembro-me de perguntar na Feira do Livro pelo resto da obra tendo o vendedor respondido que estavam para sair os restantes volumes.
Na altura preferi esperar para depois comprar a obra completa.
Perdi a oportunidade de ter um dos mais raros!
Mais tarde, acabei por comprar a obra na versão Gigante.
Vim depois a saber que a colecção tinha ficado por ali.
Nesta página tem uma rara imagem do livro
https://lusofc.wordpress.com/2012/08/26/no-563-dune-dune/
Viva, a informação está agora actualizada, já constando também aquele que foi realmente o último número da colecção, o nº 563, intitulado "Dune".
ResponderEliminarUm abraço para todos.
Felizmente sua iniciativa me fez recordar tempos felizes em que me deleitava com horas de leitura sem preocupações, obrigado!! Graças a você voltarei a reencontrar meus velhos amigos esquecidos: os livros desta coleção que tenho e afazer novos amigos pois vou novamente procurar nos sebos os volumes desta coleção que ainda não li.grande abraço!
ResponderEliminarCaro Amigo, estive a ver outros pontos do seu blog, e verifico que o trabalho neles é tão bom quanto o referente à Argonauta! Mais parabéns.
ResponderEliminarQuanto à sua menção (em vários locais) de que esta última publicou 563 números, atenção! Na realidade publicou 565: não esquecer o 130-A e o 359-A. Ah, os marotos dos A's...
Abraço, JPSantos
Existem homenagens fáceis e existem homenagens difíceis.
ResponderEliminarNo entanto, uma homenagem de três anos e dois meses é uma homenagem única.
Parabéns.
Que o menino de dez anos que tem dentro de si nunca morra.
Francisco Barão Fernandes
Tenho alguns.
ResponderEliminarA Argonauta atravessou gerações de leitores.
Parabéns por este trabalho
Alo João,
ResponderEliminarEm primeiro lugar parabéns por este belo trabalho. Na minha opinião o mais completo site sobre a coleção Argonauta na Internet.
Estou tentando completar a minha coleção e estou utilizando as informações publicadas para atualizar a minha lista.
Vou tentar achar os livros que me faltam nos sites que informaste no Email acima.
O problem comigo e que moro na Australia, mas espero que os lugares onde possa achar os numero faltantes tenham recursos para me enviar.
Postei algumas contribuições que espero possam ajudar na precisão das informções postadas.
Uma vez mais parabéns pelo trabalho!!!
Jachson Ribeiro
Que belíssima coleção, um trabalho digno de divulgação pelo esforço, organização e intensidade. Vou divulgar em meu blogue. Sou professor aqui no Brasil e uso bastante a ficção científica em sala de aula para estimular os alunos a ler. Esta semana trabalhei o conto "Um braço na 4ª dimensão" do escritor brasileiro Jeronymo Monteiro.
ResponderEliminarTenho a coleccao quase completa, infelizmente por motivos pessoais (emigrei de Portugal) vejo-me obrigado a desfazer-me da mesma porque sei que nunca voltarei a ter espaco ou condicoes para me recrear com a mesma no meu Pais de acolhimento.
ResponderEliminarEstara alguem interessado em adquirir-me a mesma?
Informo desde ja que nao pretendo dar a mesma e sim vender por um preco que seja razaovel para ambos (vendedor e comprador).
Se tal nao acontecer a mesma ficara como tem estado guardada em casa de familiar.
Muito obrigado por ter feito este blog. Enquanto leitor da coleção Argonauta, considero esta recolha de valor inestimável. Mais uma vez: MUITO OBRIGADO!
ResponderEliminarVocê é um herói da fc, assim como os editores da coleção. Como já falei: pena que acabou!
ResponderEliminarPara mim a fc é reflexo de uma sociedade que sonha com o futuro, infelizmente a nossa sociedade não sonha mais.
Alguém saberia e dizer como posso ler os 6 livros que me faltam da coleção argonauta? Alguém poderia me vender ou ceder cópia em PDF ou em papel? Os livros são:
ResponderEliminarnº 1 - Perdidos na Estratosfera, nº 222 - A Cidade do Céu, nº 237 - Regresso aos Céus, nº 537 - Uma Nova Esperança em Pern 1, nº 548 - O Verão de Helliconia 2 e nº 563 - Dune.
meu e-mail: rogerio.rosacruz@gmail.com
Boa noite. Vá à Feira da Ladra, tente encontrar o Sr. Francisco. Está do lado de lá do jardim, na descida, do lado direito, tem uma carrinha branca e na banca dele vende sobretudo banda desenhada. Mas deixe-lhe a lista, pode ser que ele encontre. Pelo que sei, tem centenas destes livros para vender.
EliminarUm grande obrigado por este trabalho titânico.
ResponderEliminarParabéns João Vagos, por toda esta informação devidamente sistematizada. Para quem gosta da "Colecção Argonauta" este é "o site" de referência! Obrigado!
ResponderEliminarMuito obrigado, João, por partilhar a informação que laboriosamente recolheu sobre a Colecção Argonauta. Um bem-haja pela sua generosidade! TZ
ResponderEliminarjá escrevi comentários em outros post de livros individuais, mas nunca é demais voltar a dar os mais os mais efusivos Parabens ao Joao Vagos por este Magnum Opus que é este Blog.
ResponderEliminarMuito Obrigado!
Sr. João Vagos, maravilhoso trabalho ( que somente hoje conheci ) , à altura da própria Coleção Argonauta, que comecei a ler em 1959/60 e da qual possuo quase todos os exemplares ( faltam-me 12 mais o 563 que sequer sabia ter sido publicado ); apesar de ter muitos exemplares que pertencem mais ao ramo do fantástico do que à ficção científica propriamente dita, ela é extraordinária e suas obras foram - e continua sendo - minhas companheiras de toda a vida.
ResponderEliminarParabéns!
José Keniger - Porto Alegre - Brasil
Parabéns pelo trabalho maravilhoso. Sempre gostei de ficção científica mas só fui conhecer a coleção argonauta a pouco tempo, li alguns títulos da coleção mas por outras editoras. Passei dias no seu blog criando uma lista dos livros que pretendo adquirir da coleção, muito obrigado.
ResponderEliminarParabéns pelo seu excelente trabalho!
ResponderEliminarObrigado por todo esse trabalho!
ResponderEliminarEncontrar alguém, nos dias de hoje, dedicar-se com tanto empenho e preocupação só pelo desejo, sentido de dever, em querer partilhar com os outros o bom gosto por algo que é verdadeiramente precioso porque enriquecedor para todos, encontrar, dizia eu, hoje em dia alguém assim, muito sinceramente a mim, que desconfio cada vez mais do Homem, confunde-me e comove-me. Três anos e dois meses?! Meu Deus! Obrigado, amigo, João Vagos (permita-me que o trate desta maneira), por me dar a conhecer, na totalidade, a coleção Argonauta. Li vários números desta coleção, alguns dos quais me marcaram profundamente, mas sempre de forma positiva. Estou a lembrar-me, por exemplo de Projecto Papa de Clifford D. Simac, mas houve outros. A ficção científica é o género literário que a par dos clássicos como William Shakespeare, Victor Hugo, Fedor Dostoievski, Charles Dickens (só para citar alguns), mais aprecio. O meu obrigado, uma vez pelo devoto trabalho de gigante que realizou.
ResponderEliminar15 de Abril de 2023
Caro, muito obrigado pelo seu blog e pelo seu trabalho. Sou leitor compulsivo e tenho espírito de colecionador. Aliás, spi filatelista, sei o que é ter paciência. Faltam-me seis livros para acabar a coleção Vampiro, e já tenho uns 80 da Argonaura, de que vou começar a comprar o que se apanha por aí. E vou passar a usar esta sua página como referência. Abraço
ResponderEliminarCaro João Antunes, muito obrigado pelas suas palavras simpáticas, é sempre muito gratificante saber que alguém aprecia esta página e ainda tem a atenção de o dizer. Boa caça e um abraço também para si.
EliminarMuitos parabéns. Sou leitor ávido, passei essa paixão à minha filah e tenho o espírito de colecionador. Estou quase a acabar a Vampiro, dos 705 livros diferentes (em 703 números), só me falta um, o 694. Agora estou a começar a comprar paulatinamente os Argonautas. Tenho 76 volumes e esta página vai ajudar-me imenso. Grande abraço.
ResponderEliminar