nº 409 - Os Balonautas 2



Autor: Bob Shaw
Título original: The Raged Astronauts
1ª Edição: 1986
Publicado na Colecção Argonauta em 1991
Capa: A. Pedro
Tradução: Samuel Soares

Súmula - Foi apresentada no livro nº408 da Colecção, com a indicação de "Ler nas páginas seguintes a súmula do próximo volume da Colecção Argonauta": 

Nota: a súmula desta segunda parte é exactamente igual à apresentada relativamente à obra anterior. 

Escrito com o arrojo e engenho de um mestre de ficção-científica, Os Balonautas, que são o primeiro volume de uma trilogia, indiciam o que estará destinado a constituir a mais bem conseguida obra de Bob Shaw até ao momento, e também a mais popular. 
O mais longo e ambicioso romance de Bob Shaw até à presente data, a viagem a um sistema planetário fascinantemente diferente, situado em outro universo muito semelhante ao nosso, mas com subtis e significativas divergências.
Os mundos gémeos de Terra Baixa e Terra Alta ficam apenas a mil milhas de distância um do outro e as respectivas órbitas são tais que Terra Alta parece encontrar-se sempre pendurada na mesma zona do céu, enchendo-o na sua maior parte, cada detalhe seu visível enquanto se agiganta acima de Terra Baixa.
À falta de metais, os habitantes humanos da Terra Baixa atingiram somente um baixo nível tecnológico. No decorrer dos séculos a sua vida tornou-se bastante estável, mas agora toda a sua existência parece encontrar-se ameaçada.
Os pterthas, uma espécie aérea semelhante a bolhas cheias de fumo, sempre foram perigosos por estoirarem ao mínimo toque, libertando dos respectivos corpos uma toxina mortífera, mas actualmente parecem ter declarado guerra à Humanidade e dedicam-se activamente à caça de vítimas, enquanto que o efeito do seu veneno se tornou contagioso.
Começa a dar a impressão de que a única esperança de salvação reside em abandonar globalmente Terra Baixa, para se dirigirem à habitável, mas aparentemente deserta Terra Alta.
Só que isso implica uma jornada extremamente aventurosa... de um mundo para outro, num balão de ar aquecido!...

Sem comentários:

Enviar um comentário