nº 81 - O Signo do Cão


Autor: Jean Hougron
Título original: Le Signe de Chien

1ª Edição: 1961
Publicado na Colecção Argonauta em 1964
Capa: Lima de Freitas
Tradução: André Varga


Súmula - foi apresentada no livro nº80 da Colecção, com a indicação de "Ler nas páginas seguintes a súmula do próximo volume da Colecção Argonauta: 

Jean Hougron é um dos nomes mais ilustre do romance francês contemporâneo. A ficção-científica seduziu-o. Resolveu abordá-la num romance. O Signo do Cão é o resultado desse desafio, e a resposta brilhante que o insigne escritor encontrou para a fascinação que sobre ele exercia um novo género literário.
Trata-se de uma obra de plena maturidade, realizada com incomparável mestria. Respeitando escrupulosamente as regras fundamentais da ficção-científica é, além disso, um romance em que o poder evocativo, a força da narração, a capacidade de sugestão excedem, muitíssimo, a medida comum.
O Signo no Cão vem apresentar ao público português mais um "grande" da ficção-científica. Este romance obterá, segundo prevemos, o aplauso do público leitor em geral, mas, muito em especial, do leitor esclarecido. Romance imbuído de poesia, inteligentemente construído, admirávemente narrado, constitui um verdadeiro triunfo. Por isso, a sua fama já ultrapassou as fronteiras de França, estando traduzido em vários países da Europa, nos quais está a obter a merecida consagração.
É, pois, com plena certeza de trazer até nós um escritor de primeira grandeza que a Colecção Argonauta apresenta este romance, colocando-o a par com os melhores autores contemporâneos de ficção-científica. É com absouta confiança que recomendamos a leitura deste romance, que não hesitamos em denominar obra-prima dentro do seu género.

1 comentário:

  1. Sempre adorei fc e, em particular, esta coleção. Comecei a correr atrás desses livrinhos no final dos anos 60.
    Pena que a grande era da fc acabou - sinal dos tempos.

    ResponderEliminar