nº 436 - O Tempo dos Simulacros



Autor: Philip K. Dick
Título original: The Simulacra
1ª Edição: 1964
Publicado na Colecção Argonauta em 1993
Capa: A. Pedro
Tradução: António Porto

Súmula - Foi apresentada no livro nº435 da Colecção, com a indicação de "Ler nas páginas seguintes a súmula do próximo volume da Colecção Argonauta":

Philip K. Dick é o que hoje se chama um "objecto de culto", um autor cujas obras são cuidadosamente coleccionadas, lidas e relidas, em busca de revelações, umas vezes herméticas, outras distantes, outras, ainda, imediatas. Uma das suas obras mais célebres é justamente The Simulacra, de que agora se edita a versão portuguesa com o título O Tempo dos Simulacros.
Nela surge uma visão alucinante do já bem próximo século XXI. É um tempo em que uma mulher eternamente bela pode ser eternamente Presidente dos Estados Unidos. É também um tempo em que no mundo só resta um psiquiatra, em que há viagens temporais, em que existem pianistas psicocinéticos e, sobretudo, inúmeras mensagens publicitárias vivas, que é preciso abater a tiro.  
Mas tratar-se-á, afinal, de uma fábula ou de uma antecipação que, no século XXI, será tão admirada como hoje são as de Júlio Verne? 

Sem comentários:

Enviar um comentário