nº 268 - Viagem para Além da Morte





Autor: Philip José Farmer
Título original: The Fabulous Riverboat
1ª Edição: 1971
Publicado na Colecção Argonauta em 1979
Capa: A. Pedro
Tradução: Eurico da Fonseca 

Súmula - Foi apresentada no livro nº267 da Colecção, com a indicação de "Ler nas páginas seguintes a súmula do próximo volume da Colecção Argonauta":

Poucas séries de ficção-científica têm obtido um êxito tão grande como a de Riverworld, de Philip José Farmer.
Figuras das mais célebres, desde Sir Richard Francis Burton, o autor de As Mil e Uma Noites, a Herman Goering, dominam esse novo mundo em que ninguém morre - porque mesmo o que por crime ou acidente morrem nele, depressam voltam à vida. Tratar-se-á de um milagre, obra de deuses desconhecidos, ou de um simples prodígio de uma tecnologia extremamente avançada, num época futura? Qual o objectivo da criação desse mundo sem morte, onde raças e culturas e ápocas se misturam? Tudo será obra do acaso - ou há em tal mistura um propósito?
As respostas não se poderiam conter num só volume, numa só novela. A segunda parte de Riverworld - que que Farmer deu o título de The Fabulous Riverboat, entre nós substituído pelo  de Viagem para Além da Morte - descreve as aventuras de Sam Clemens - isto é: de Mark Twain - no Grande Rio, a bordo de um barco que lembra os do Mississípi, mas que contém curiosas inovações, numa estranha mistura de avanço técnico e primitivismo. Viagem para Além da Morte não é apenas uma obra forte, literariamente perfeita segundo as melhores tradições de Farmer, mas também um prodígio de movimento e engenho.

Introdução:

Viagem para Além da Morte (The Fabulous Riverboat) é o segundo volume da série de Philip José Farmer iniciada com Mundo sem Morte (To Your Scattered Bodies Go), publicado na Colecção Argonauta com o nº 263 e considerada como uma das mais importantes obras de ficção-científica de todos os tempos, laureada com o prémio Hugo.
Um dia, todos os mortos da Terra despertam para uma nova vida num novo mundo - o Mundo do Rio - assim chamado porque a sua superfície é rasgada por um rio aparentemente sem fim, em cujas margens a humanidade ressuscitada se vê sujeita a uma vida primitiva e brutal, bem distante daquela que as religiões diziam existir para além da morte.
Mas teria sido sobrenatural essa ressurreição Ou tratar-se-ia simplesmente obra da super-ciência de super-criaturas desconhecidas? Qual o seu objectivo?
Eis as perguntas a que algumas das figuras mais conhecidas da História dos povos, das artes, das letras, das ciências, se dispõem a encontrar resposta. De Sir Richard Burton, o autor de As Mil e Uma Noites, até Herman Goering, de Sam Clemens (Mark Twain) até Cyrano de Bergerac, passando por João-Sem-Terra e por Odysseus, por sub-homens de há um milhão de anos e por homens do futuro, todos se juntam para descobrir o tremento mistério do Mundo do Rio. Um tema ambicioso, em cujo tratamento qualquer outro autor poderia falhar, mas que Philip José Farmer soube tratar de modo a tornar toda a série numa das mais belas obras do género. 

1 comentário:

  1. Em minha juventude, tentei acompanhar essa coleção, mas desisti quando não consegui este segundo livro da série Mundo do Rio (e desisti de vez quando foi censurado no Brasil, no período militar, o terceiro volume do História do Futuro, de Albert A. Heilein. O de Heilein foi posteriormente publicado com o título Amor Sem Limites. ~

    Como as letras desses livros são muito pequenas, tenho procurado VIAGEM PARA ALÉM DA MORTE em PDF, para que possa ler no tablet. Se alguém souber como encontrar, por favor me avise. gil@engenharia.ufjf.br

    ResponderEliminar