nº 232 - O Vale da Criação


Autor: Edmond Hamilton
Título original: The Valley of Creation
1ª Edição: 1948
Publicado na Colecção Argonauta em 1976
Capa: Manuel Dias

Tradução: Maria Emília Ferros Moura


Súmula - Foi apresentada no livro nº231 da Colecção, com a indicação de "Ler nas páginas seguintes a súmula do próximo volume da Colecção Argonauta":  

O Vale da Criação, de Edmond Hamilton, é uma obra altamente especulativa, que recua à recriação da própria essência do humano, impondo, com inusitado vigor e clarividência, uma visão amarga e terrífica sobre o sentido mais oculto do humano.
Obra executada numa linguagem inatacável, de uma sobriedade que raramente se observa na literatura de ficção-científica, O Vale da Criação distingue-se ainda (e por isso tem sido galardoado com o favor da crítica universal) por um extraordinário poder narrativo e por uma invulgar espontaneidade. É, por tais motivos, um dos textos de maior celebridade de Edmond Hamilton, autor já sobejamente conhecido do público português e um dos mestres mundiais da técnica da antecipação e da ficção da ciência.

Nota: uma obra que li imensas vezes nas férias grandes, e de que sempre gostei muito. Lutas entre clãs de animais inteligentes (águias, cavalos, tigres e lobos), com alianças com os humanos.

1 comentário:

  1. Uma das mais gratas memórias das minhas leituras da adolescência.
    O primeiro livro que li da Argonauta, e aquele que me fez adorar o fantástico.
    Nunca o reli, receando talvez (inconscientemente, penso) que a magia "daquele instante" se perdesse com uma segunda leitura!( Nunca se deve voltar à casa onde se foi feliz...)

    Adoro esta capa.
    j.

    ResponderEliminar