nº 427 - O Homem do Castelo Alto 1


Autor: Philip K. Dick
Título original: The Man in the High Castle
1ª Edição: 1962
Publicado na Colecção Argonauta em 1993
Capa: A. Pedro
Tradução: António Porto

Súmula - Foi apresentada no livro nº426 da Colecção, com a indicação de "Ler nas páginas seguintes a súmula do próximo volume da Colecção Argonauta":
O homem do Castelo Alto é Hawthorne Abendsen, um escritor que vive num mundo em que a Alemanha de Hitler e o Japão ganharam a Segunda Guerra Mundial e em que a América do Norte foi dividida em três faixas: a leste ocupada pelos nazis, a oeste pelos japoneses, constituindo a central um estado tampão, neutro.
Abendsen escreve, assim, uma obra subversiva, na qual a História surge invertida: a Alemanha e o Japão foram os vencedores. Mas, afinal, onde está a verdade? Quem é quem? Os americanos nazificam-se ou japonizam-se, os alemães americanizam-se. 
Os profundos pensamentos que este romance suscita colocam-no ao nível das maiores obras-primas da ficção-científica, como Dune, de Frank Herbert, Um Estranho numa Terra Estranha, de Robert A. Heinlein, A Idade do Ouro, de Arthur C. Clarke, Mais que Humano, de Theodore Sturgeon, ou Um Cântico para Leibowitz, de Walter M. Miller, Jr.  

Sem comentários:

Enviar um comentário