nº 17 - Regresso à Pré-História


Autor: J. Leslie Mitchell
Título original. Three Go Back
1ª Edição: 1932
Publicado na Colecção Argonauta em 1955
Capa: Cândido Costa Pinto
Tradução: Fernando de Castro Ferro

Súmula - foi apresentada no livro nº16 da Colecção, com a indicação de "Ler nas páginas seguintes a súmula do próximo volume da Colecção Argonauta":

A literatura de "Ficção-Científica" dedica-se geralmente a temas do Futuro e é, por isso mesmo, frequentemente apelidada "literatura de antecipação". Existem, porém, muitos autores do género que, além de olharem para o futuro, procuram assuntos para os seus romances no passado distante. A "Colecção Argonauta" apresenta assim aos seus leitores uma obra inspirada nos tempos da Pré-História, um romance em que dois  homens e uma rapariga do nosso tempo se encontram inesperadamente no Passado, um Passado que os seus espíritos cultos e civilizados não podiam aceitar.
"A Nuvem de Magalhães" - uma digna homenagem ao nosso Fernão de Magalhães - era a mais moderna nave aérea que cruzava os oceanos do espaço. Ao atravessar o Atlântico numa das suas viagens foi, porém, vítima de terríveis condições atmosféricas que o obrigaram a sair da sua rota e, devido a qualquer fantástica deturpação das leis do tempo e do espaço, os seus potentes motores levaram-na para lá das fronteiras da sua época: para a Pré-História. O comandante e a maioria dos passageiros nunca vieram a ter conhecimento do que sucedera, visto que, indo embater numa alta montanha não sinalizada nos mapas, "A Nuvem de Magalhães" foi despedaçar-se irremediávelmente nos penhascos de um continente que já não devia existir. Apenas três passageiros - uma escritora, um famoso fabricante de armamentos e um médico - conseguem escapar com vida para pouco depois a arriscar mil vezes em face de fantástico monstros da Pré-História e mais tarde ao depararem-se com uma raça de seres humanos, a quem se juntam e a quem tentam dar alguns conhecimentos que os auxiliem a sobreviver ás terríveis condições daquele mundo. É, pois, um romance repleto de acção e de interesse, devido às especulações do autor sobre aquela era e sobre as origens do Homem - não faltando um encontro - e mesmo uma luta terrivel pela vida - com os famosos Homens de Neanderthal.
Estamos certos de que os nossos leitores lerão com o mais vivo interesse este enesperado "Regresso à Pré-História" como valiosa sequência às habituais digressões pelo Futuro que lhes temos vindo a oferecer.

Sem comentários:

Enviar um comentário