nº 8 - O Veneno de Marte


Autor: Paul French (pseudónimo de Isaac Asimov)

Título original: David Starr : Space Ranger  
1ª Edição: 1952  
Publicado na Colecção Argonauta em 1954
Capa: Cândido Costa Pinto  
Tradução: Fernando Castro Ferro

Súmula - foi apresentada no livro nº7 da Colecção, com a indicação de "Ler nas páginas seguintes a súmula do próximo volume da Colecção Argonauta":

Paul French, um dos autores americanos que mais tem contribuído para o desenvolvimento do género chamado ficção científica, apresenta na Colecção Argonauta um novo detective do espaço, um herói da Galáxia, cujas aventuras e personalidade fascinarão seguramente todos os leitores deste livro. Trata-se de David Starr, o mais jovem colaborador do Conselho de Segurança da Galáxia, que pelo seu dinamismo, valentia, inteligência e presença de espírito, consegue salvar os habitantes da Terra de um fim cruel, que os habitantes de outro planeta tinham planeado.
Seis biliões de pessoas na Terra, dependentes dos géneros alimentícios do planeta Marte, estão ameaçados de uma morte terrível por envenenamento desses mesmos géneros. Sempre atento a tudo que pode de qualquer forma prejudicar os habitantes dos diversos planetas, o Conselho de Segurança da Galáxia, um órgão que não tem funções ou categoria bem determinadas mas que possui mais força e poder do que o próprio Governo da Galáxia, consegue averiguar que certas pessoas, em Marte, estão a tentar aniquilar a supremacia da Terra, por meio de um veneno que nem o melhor apetrechado laboratório consegue localizar ou determinar com exactidão.
David Starr é então enviado a Marte para tentar encontrar a solução de um problema que os mais antigos e endurecidos membros do Conselho não conseguiram decifrar. O detective encontra-se numa atmosfera que não pode suportar a vida humana, onde as plantações e cidades têm de ser protegidos por um tecto, dentro do qual se criou uma atmosfera igual à da Terra. Um mundo quase sem gravidade, à mercê de inaguentáveis tempestades de areia e repleta de precipícios e estranhas cavernas. David Starr compreende que a melhor forma de descobrir o mistério do envenenamento dos alimentos exportados para a Terra é a de ir oferecer os seus serviços, como trabalhador, a uma das grandes plantações e assim começam as suas aventuras no Planeta Marte... Lutando sem a habitual protecção da atmosfera venenosa do planeta, consegue sobreviver a uma tempestade. Encontra, depois de descer por um dos precipícios, os verdadeiros habitantes do Marte, desconhecidos dos homens que ocupavam o planeta, chegando finalmente ao fim da sua missão, num crescendo de dinamismo, interesse e originalidade, que são qualidades indispensáveis no emotivo género da ficção científica.

3 comentários:

  1. Aquilo que provavelmente poucos saberão é que Paul French é o pseudónimo de um autor de ficção científica bem mais conhecido e, ainda por cima, o meu preferido - Issac Asimov.
    Este livro, juntamento com o n.º36 - corsários do espaço e n.º 50 Mares de VÉnus são as três edições nacionais dos seis livros que o autor escreveu sobre a personagem Lucky Starr, livros dirigidos essencialmente a um público juvenil.
    Por acaso nunca encontrei nenhum destes livros em alfarrabistas porque gostava de os ler.

    ResponderEliminar
  2. Li recentemente O Veneno de Marte.

    Ainda não possuo as edições da coleção argonauta que dão a continuidade das personagens, mas tenho uma dúvida . . . O porquê de o nome do protagonista alterar de David Starr (visto em O Veneno de Marte) para Lucky Starr?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Lucky é o "nickname" do personagem.

      Asimov terá mudado o nome no título (a partir do 2º volume) por questões comerciais.

      Já agora, existem versões brasileiras dos títulos que faltam em Portugal. Infelizmente não são Argonautas.

      Eliminar