nº 487 - Crónicas do Fim do Mundo



Autor: Poul Anderson
Título original: The Horn of Time
1ª Edição: 1968
Publicado na Colecção Argonauta em 1998
Capa: A. Pedro
Tradução: A. Maldonado Domingues 

Súmula - Foi apresentada no livro nº486 da Colecção, com a indicação de "Ler nas páginas seguintes a súmula do próximo volume da Colecção Argonauta":

No dia em que os homens matarem o seu próprio mundo, quando este não for mais do que um deserto de cinzas, poderão eles fugir para os céus, lutar contra planetas hostis, subjugar a sua própria natureza à necessidade de sobreviver num cosmos que lhes é estranho? Não será a própria natureza humana o pior inimigo do homem?
Eis o tema de Crónicas do Fim do Mundo, a versão portuguesa de The Horns of Time, uma obra de Poul Anderson, um dos grandes mestres da ficção-científica, em que é explorado o futuro numa narrativa empolgante que parte da Terra para as mais longínquas galáxias e que antevê o destino final da Humanidade.
Nesta colecção, foram já incluídas algumas das obras mais representativas de Poul Anderson.

Nota: a Colecção Argonauta não menciona o facto, mas esta obra é uma colectânea de contos. Segue-se abaixo o índice dos mesmos: 

A Trombeta do Tempo - O Caçador - (pág. 5) 

Um Homem pelas Minhas Feridas - (pág. 26) 

Os Mais Altos - (pág. 50)  

O Homem que Chegou Cedo - (pág. 84) 

Marius - (pág. 116) 

Progresso - (pág. 133) 

2 comentários:

  1. Bom livro, principalmente o conto "Visitante do Futuro", tradução de "The Man Who Came Early" uma dos melhores histórias curtas de ficção-científica já escritas. (Marcos do Brasil).

    ResponderEliminar
  2. Viva Marcos,

    Só agora cheguei aqui e escrevi a súmula desta obra. Como referi, a Argonauta não faz qualquer menção ao facto de ser uma colectânea de contos. O título que o Marcos refere, teve também na colecção uma tradução diferente da obra que menciona.

    Grato e um abraço.

    ResponderEliminar