nº 226 - Os Manipuladores




Autor: Robert A. Heinlein
Título original: The Puppet Masters
1ª Edição: 1951
Publicado na Colecção Argonauta em 1976
Capa: Manuel Dias

Tradução: Eurico da Fonseca 


Súmula - Foi apresentada no livro nº225 da Colecção, com a indicação de "Ler nas páginas seguintes a súmula do próximo volume da Colecção Argonauta":

Em Grinnell, no estado do Iowa, desce uma nave espacial. Ninguém conhece a sua origem. NInguém conhece o seu tipo. Tem a forma aproximada de um disco e cerca de quarenta e cinco metros de diâmetro...
É a primeira prova concreta da existência dos discos voadores? Assim parece. Um agente dos serviços secretos, informa que "a nave está a abrir-se e que estão a sair dela pequenas criaturas"...
Mas o agente cala-se subitamente. E não tarda que se saiba que a "nave" fora construída com chapas de metal e de plástico, por dois jovens, com a cumplicidade de um produtor de televisão. Os discos voadores continuam a ser o produto da imaginação de oportunistas e sonhadores. Apenas isso. Ou frandes ou ilusões.
Até que Washington se vê obrigada a compreender que por detrás da "fraude" e da "ilusão" está em curso uma invasão autêntica, realizada por "criaturas" que podem dominar o espírito das pessoas, manipulando-as como se fossem simples bonecos.
E os manipuladores têm o poder de se multiplicarem, mesmo quando as armas mais modernas são utilizadas para os destruírem. Poderá a Humanidade resistir aos manipuladores vindos dos confins do espaço? Como se poderá combater um inimigo que pode dominar todos os pensamentos e acções dos homens?
Eis o tema de Os Manipuladores - título português de The Puppet Masters, um clássico de um autor clássico: Robert A. Heinlein, de que a Colecção Argonauta publicou recentemente "Um Estranho Numa Terra Estranha".
De Heinlein, disse um dia The New Herald Tribune que "era o único escritor de ficção-científica, no sentido de que ninguém "alcança sequer o seu nível". De The Puppet Masters, apenas se pode dizer que é uma das melhores obras de Robert Heinlein. 

Nota: ao longo dos anos, esta obra tem servido de inspiração para várias adaptações tanto na TV como no Cinema, sendo as mais relevantes:

Invasion of the Body Snatchers (1956)
Realizado por Don Siegel (com Kevin McCarthy, Dana Wynter, Larry Gates, King Donovan, entre outros).

Invasion of the Body Snatchers (1978) 
Realizado por Phillip Kaufman (com Donald Sutherland, Jeff Goldblum, Brooke Adams e Leonard Nimoy, entre outros).

The Faculty (1998)
Realizado por Robert Rodriguez (com Salma Hayek, Piper Laurie, Josh Hartnett, Robert Patrick, Jon Stuart, Elijah Wood, entre outros) .

The Invasion (2007)
Realizado por Oliver Hirschbiegel (com Nicole Kidman, Daniel Craig, Jeremy Northam, Jackson Bond, Jeffrey Wright, entre outros).
A Colecção Argonauta publica neste número mais uma obra muito interessante, que deu origem a vários filmes. Aliens parasitas tomam conta dos terrestres sem que ninguém se dê conta, passando a manipulá-los como entendem, enquanto estes mantêm a personalidade, a consciência, o aspecto e as memórias. Simplesmente têm que fazer tudo o que os parasitas querem. Muito suspense, muitas aventuras, um livro que se lê muito depressa, ficando-se no final com pena que não haja continuação. Uma história fabulosa e personagens fascinantes, sobretudo a de "Sam" e a do "Velho". Realmente uma das melhores obras de Robert Heinlein, na minha opinião.

Sem comentários:

Enviar um comentário