nº 364 - A Hora da Inteligência



Autor: Poul Anderson
Título original: Brain Wave
1ª Edição: 1954
Publicado na Colecção Argonauta em 1987
Capa: A. Pedro
Tradução: Raul Sousa Machado

Súmula - Foi apresentada no livro nº363 da Colecção, com a indicação de "Ler nas páginas seguintes a súmula do próximo volume da Colecção Argonauta":

Sabe-se que nem toda a capacidade do cérebro é utilizada, mesmo pelos mais inteligentes dos homens. Provavelmente, o mesmo acontece com os animais...
Suponha-se que isso era consequência do facto de a Terra estar no interior de um campo de forças que retardava a propagação da luz e do mesmo modo afectava os processos electromagnéticos e electroquímicos. 
Suponha-se também que um dia a Terra saía desse campo de forças e que de um momento para o outro a inteligência de todos os homens e todos os animais... triplicava!
Seria isso um benefício?
Aparentemente, sim.
Mas a inteligência não daria sentimentos humanos aos animais.
E nem todos os homens se tornariam igualmente inteligentes. Seriam mais inteligentes. Uns mais, muito mais do que os outros - a uma distância nunca vista.
Acima de tudo, no dia em que super-inteligência humana permitisse encontrar soluções para todos os problemas, em que ocupariam os homens o seu tempo?
Nota: uma das obras que mais me maravilhou na Colecção Argonauta. Um acidente natural faz com que a inteligência aumente desmesuradamente nos homens e até nos animais. Gostei imenso desta obra, que reli várias vezes.

Sem comentários:

Enviar um comentário