nº 154 - Vieram do Espaço



Autor: Keith Roberts
Título original: The Furies
1ª Edição: 1966
Publicado na Colecção Argonauta em 1970
Capa: Lima de Freitas
Tradução: Eurico da Fonseca

Súmula - foi apresentada no livro nº153 da Colecção, com a indicação de "Ler nas páginas seguintes a súmula do próximo volume da Colecção Argonauta":

Keith Roberts é um autor novo. Vieram do Espaço (The Furies) é a sua primeira novela de ficção-científica. Mas segundo a crítica britânica e americana, nunca, desde A Guerra dos Mundos, de H.G. Wells, houve uma história tão autêntica e tão arrepiante da invasão da Terra por seres vindos de outros mundos.
Vieram do Espaço é, de facto, uma obra excepcional, escrita com uma elegância de estilo e com uma veracidade sem paralelo. Com um tema estranho, sem par.

Tudo começou com um ensaio nuclear que, apesar de realizado no fundo do Pacífico, não decorreu como se esperava. A explosão fendeu o fundo do oceano e fez nascer um vulcão da altura do Vesúvio onde existira um abismo de oito mil metros de profundidade.
Foi então que surgiram as Fúrias - vespas monstruosas e mortíferas, quase tão grandes como um homem. Os seus ninhos espalharam-se pelo mundo. Propagaram-se e destruiram a humanidade como lhes apeteceu. Multiplicaram-se por milhares de milhões e começaram a escravizar a Terra...

Introdução:

Keith Roberts é um jovem escritor inglês, especializado em ficção científica. Publicara já alguns contos, em revistas da especialidade. Mas esta é a sua primeira novela.
Uma primeira novela que foi imediatamente recebida pela crítica como a história mais autêntica e mais terrível de uma invasão da Terra por seres vindos de outros mundos, desde A Guerra dos Mundos, de Herbert George Wells.
De facto, Vieram do Espaço é uma obra excepcional. Acusa-se muitas vezes a ficção-científica de excesso de cientismo, de excesso de imaginação - e de falta de senso e de estilo. De um só golpe, com uma só novela, Keith Roberts colocou-se à frente dos mestres, mostrando que, mesmo nas coisas correntes do nosso mundo, há aspectos novos, inesperados, que não ocorrem ao homem vulgar, e dos quais pode depender a sorte de todos os homens. E fá-lo com um estilo invulgar - um estilo que  nada deve a qulaquer género literário e antes se coloca, entre todos, também entre os dos mestres.
Vieram do Espaço não é apenas uma das maiores obras de ficção-científica, em todos os tempos. É uma obra que jamais poderá ser esquecida.

2 comentários: