nº 196 - A Invasão dos Insectos



Autor: Ray Cummings
Título original: The Insect Invasion
1ª Edição: 1960
Publicado na Colecção Argonauta em 1973
Capa: Lima de Freitas
Tradução: Eurico da Fonseca

Súmula - foi apresentada no livro nº195 da Colecção, com a indicação de "Ler nas páginas seguintes a súmula do próximo volume da Colecção Argonauta":

Os verdadeiros clássicos, na literatura de ficção-científica, são bem raros. Até Verne e Wells têm hoje o sabor do passado. Mas por vezes - mais raramente ainda - há obras intemporais. A Invasão dos Insectos, de Ray Cummings, é uma delas. 
Que um homem seja atacado por mosquitos, numa casa onde todas as janelas estão cobertas por rede, é bem estranho. Mas que a rede apresente sinais de ter sido cortada por uma ferramenta mais pequena do que um mosquito - isso é que é estranho! 
Que um homem veja um formiga tropical, vermelha, a passear pelo chão da sua casa, pode, em certas circunstâncias ser natural. Mas será também natural que essa formiga seja cavalgada por uma pequena figura erecta sobre ela? Um homem! E inclinado para a frente, chicoteando-a, obrigando-a a apressar-se! 
Um homem mais pequeno que uma formiga! Ilusão ou realidade? Simples fantasia desse autor extraordinário que foi Ray Cummings. Talvez isso, mas também talvez algo mais do que isso. A Invasão dos Insectos, é a história de uma ameaça fantástica, mas talvez possível. Uma obra clássica, repete-se, mas, sobretudo, uma obra que faz pensar.  

3 comentários:

  1. No sites Bibliowiki e dos livros do Brasil são referidos dois números 196. Além de "A Invasão dos Insectos" é referido também "O Planeta Desaparecido" de Murray Leinster, será verdade que existiram dois números 196?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro, penso que é um mal-entendido...

      A obra em questão penso que só pode ser esta:

      http://coleccaoargonauta.blogspot.pt/2011/09/n-118-o-planeta-esquecido.html

      Eliminar
  2. Pode ser que tenha razão. "O Planeta desaparecido" está a venda no site da Livros do Brasil e de alguns alfarrabistas, mas ninguém fornece imagem que prove a sua existência. Pode ser um erro que se propagou.

    Como tem a sua colecção completa, sugiro-lhe, pelo sim, pelo não, que tente comprar esse volume a ver se facto é um mal-entendido ou foi mais uma trapalhice da editora LbB.

    ResponderEliminar