nº 260 - A Última Cidade de Marte



Autor: Ray Bradbury
Título original: I Sing the Body Electric
1ª Edição: 1969
Publicado na Colecção Argonauta em 1979
Capa: A. Pedro
Tradução: Eurico da Fonseca 

Súmula - Foi apresentada no livro nº259 da Colecção, com a indicação de "Ler nas páginas seguintes a súmula do próximo volume da Colecção Argonauta":

Diz-se muitas vezes que Ray Bradbury é o maior escritor de ficção-científica. Mas não é. Ray Bradbury não é, sequer, um escritor de ficção-científica. Pode ser que tal afirmação pese a muitos dos seus admiradores. No entanto, essa é a verdade.
Ray Bradbury é um poeta. O facto de ele escrever em prosa a maior parta das suas obras, é apenas um pormenor sem importância. Ray Bradbury é um poeta. E um filósofo. Um filósofo de cuja grandeza só os amantes da ficção-científica podem hoje aperceber-se. Um filósofo que não se server de teorias obstrusas, mas sim de parábolas - como os grandes filósofos de outrora - para dar uma ideia das novas dimensões que se abrem para o homem. Das dimensões que o progresso tecnológico lhe traz e que o homem mal consegue avaliar.
Por isso, quando o Autor fala de Marte, não se trata necessariamente deste planeta do sistema solar.
No campo da imaginação, o ambiente de aventura e especulação científica pode situar-se em qualquer outro mundo de uma muito mais distante galáxia.
Ao preferir-se a designação marciana, apenas se pretendeu aproximar, no Espaço, a acção temática - decerto porque esse planeta se nos torna mais familiar na vastidão cósmica a que o olhar humano tem acesso. 
Para além da dissecação da Ciência exacta - em perpétua evolução, consoante o homem vai progredindo na investigação técnica - deve prevalecer a manifestação criadora, o génio inventivo, a divagação poética.
Ray Bradbury é o poeta. Ray Bradbury é o filósofo. Do futuro presente. Do futuro futuro. Do "hoje" que está a ser, mas ninguém quer ver. Do "amanhã" que vem aí, mas ninguém vê. O poeta-filósofo que criou "The Martian Chronicles - (O Mundo Marciano, nº6 da Colecção Argonauta), um poeta-filósofo para quem a ficção-científica não é um fim, mas um meio. Um poeta-filósofo para quem Marte é um símbolo. 
Assim, Livros do Brasil orgulham-se de apresentar mais uma obra do magistral Autor: A ÚLTIMA CIDADE DE MARTE.

Índice dos contos:

1 - Eu Canto o Corpo Eléctrico
2 - O Dia dos Túmulos
3 - Todos os Amigos de Nicholas Nickleby são Meus Amigos
4 - Forte
5 - O Homem com a Camisa Rorschach
6 - Henrique o Nono
7 - A Última Cidade de Marte
8  - Cristo Apolo

Nota: Esta obra é a segunda parte de uma antologia de contos referente à obra de Ray Bradbury intitulada I Sing the Body Electric, publicada na Colecção Argonauta em dois volumes. O primeiro é o nº254, publicado com o nome As Vozes de Marte. Este conjunto de obras, corresponde a uma excelente colectânea de contos do Poeta da Ficção Científica. Li este livro em várias férias grandes imensas vezes.
 Deixo o link que fala mais sobre o original: I Sing the Body Electric

3 comentários:

  1. Caro João, julgo que a data original é de 1969. Já agora este livro juntamente com o Nº 254 (As vozes de Marte) correspondem ao livro original I Sing the Body Electric (a Livros do Brasil publicou os contos desse livro em dois volumes). Julgo que a menção "I Sing the Body Electric, Part II" pode ser enganadora pois, tanto quanto sei, não existe nenhum livro original com este nome.
    Cumprimentos,

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Miguel,
      Muito obrigado por mais esta nota e desculpe só agora ter reparado o lapso. Retirei o "Part II" que me deve ter parecido uma boa ideia na altura, e acrescentei uma nota sobre a obra original no final dos dois tópicos (nº254 e nº260).
      Grato e um abraço.

      Eliminar
  2. Olá! Gostaria de ler "O Homem com a Camisa Rorschach" mas não tenho acesso aos livros da série... sabe onde encontrar o texto na internet??

    ResponderEliminar