nº 387 - A Máquina Preservadora - 1



Autor: Philip K. Dick
Título original: The Preserving Machine
1ª Edição: 1969
Publicado na Colecção Argonauta em 1989
Capa: A. Pedro
Tradução: Raul de Sousa Machado

Súmula - Foi apresentada no livro nº386 da Colecção, com a indicação de "Ler nas páginas seguintes a súmula do próximo volume da Colecção Argonauta":
John Brunner, Anthony Boucher ou Harlan Ellison, especialistas de renome mundial e reconhecidos críticos de ficção-científica, são unânimes em considerar Philip K. Dick com um dos maiores escritores nos domínios da antecipação e da imaginação quase fantástica. Harlan Ellison foi ao ponto de considerar Philip K. Dick com o Pirandello, o Beckett ou o Pinter da ficção-científica e, dentro desta, numa tendência negra.
É nos contos, nas suas celebérrimas novelettes, que Philip K. Dick se nos apresenta no seu melhor, nos domínios inesgotáveis da especulação, da exuberância e da extravagância. A acção é quase sempre desesperada, melodramática, reflectindo aspectos salientes da sociedade actual nas suas projecções no futuro. Boucher admite que uma das maiores qualidades de Philip K. Dick é a capacidade de descrever, num cerrado simbolismo, os pesadelos que mais nos perseguem no nosso dia-a-dia. 
A Máquina Preservadora (título de um dos mais famosos contos de Philip K. Dick), é uma obra soberba e magnífica. Os contos reunidos e seleccionados pelo próprio autor, numa antologia que recebeu o aplauso de toda a grande crítica norte-americana, baliza-se em 1953 - ano em que publicou o conto que dá o título à obra - e 1956. Nesses três anos, fundamentais para o prestígio do escritor, a América e depois o resto do mundo viram surgir, com crescente espanto, um contista como há muitos anos outro não aparecera. Os seus textos, rápidos, nervosos, repletos de humor negro e de especulação satírica, colocam o leitor perante uma óptica mágica, uma caixa de surpresas de onde, linha a linha, sai um mundo estranho, complexo e crítico do nosso mundo.   

Índice dos contos:

A Máquina Preservadora - pág. 5

O Jogo de Guerra - pág. 18 

E Se Benny Não Existisse? - pág. 43

Roog - pág. 74

Veterano de Guerra - pág. 81

O Melhor Lugar de Reserva - pág. 147

E Lá ao Fundo Vivem os Wubs - pág. 174

Recordações por Atacado - pág. 186 

Sem comentários:

Enviar um comentário