nº 240 - Os Permutadores de Mundos




Autor: John Brunner
Título original: The World Swappers
1ª Edição: 1959
Publicado na Colecção Argonauta em 1977
Capa: Manuel Dias
Tradução: Eurico da Fonseca

Súmula - Foi apresentada no livro nº239 da Colecção, com a indicação de "Ler nas páginas seguintes a súmula do próximo volume da Colecção Argonauta":
Um dia, quando os homens dominarem verdadeiramente a imensidão do espaço cósmico, poderão espalhar-se por mil mundos. Mas que acontecerá se, depois disso - e somente depois disso - surgirem provas da existência de outra espécie inteligente na galáxia, ocupada também na busca de novos mundos para colonizar?
Ir-se-á assistir a uma guerra galáctica, tal como noutro tempo se assistiu a guerras mundiais, resultantes dos conflitos dos interesses (e das ideias) dos povos da Terra? Muitos e muitos têm sido os livros de ficção científica baseados nas descrições de conflitos à escala cósmica, em que os humanos e outras criaturas - por norma horrorosas e cruéis - lutam com armas terríveis.
Não foi esse o caminho seguido por John Brunner na sua obra Os Permutadores de Mundos - (The World Swappers), no título original. Brunner - um autor conhecido dos leitores da Colecção Argonauta, premiado com o  Prémio Hugo - preferiu uma solução menos espectacular, mas mais lógica. Considerando que uma guerra entre os humanos e os outros poderia levar à destruição de ambas as civilizações e, muito possívelmente, de ambas as espécies, haverá que evitar a guerra, a todo o custo. Mas como vencer o desconhecimento mútuo, a desconfiança e, principalmente, a ambição daqueles que, no fim de tudo desejariam a guerra para através dela conquistarem o poder sobre todo o Universo e todos os seres nele existentes? 

Sem comentários:

Enviar um comentário