nº 109 - Cataclismo Solar



Autor: J.G. Ballard
Título original: The Drowned World
1ª Edição: 1962
Publicado na Colecção Argonauta em 1966
Capa: Lima de Freitas
Tradução: Mário Braga e Maria Isabel Morna Braga

Súmula - foi apresentada no livro nº108 da Colecção, com a indicação de "Ler nas páginas seguintes a súmula do próximo volume da Colecção Argonauta":

J.C. Ballard aparece pela primeira vez na Colecção Argonauta. Escritor já consagrado em vários países, ele constitui uma das afirmações mais robustas e brilhantes neste género literário em que, cada vez mais, cresce o entusiasmo e também a exigência do público leitor português. 
Cataclismo Solar é uma das melhores obras - senão a melhor obra - de J.G. Ballard. O conflito que nos descreve, com uma densidade e uma riqueza verdadeiramente raras, empolga o leitor e abre-lhe o acesso a um mundo estranho, de possibilidades insuspeitadas.
O mundo em que a acção se desenrola aparece como algo de irreal, mas que o autor facilmente nos mostra ser possível. A própria paisagem e as particularidades de ambiente e de motivação psicológica ressaltam de um entrecho sábiamente estruturado e conduzido por um escritor que possui em sumo grau o talento de tornar em real o verosímil.
Cataclismo Solar fala-nos de um mundo submerso, de uma paisagem reconduzida à inocência e brutalidade primitivas, e também a um mundo não menos estranho e sedutor: o da mentalidade com o que homem pela primeira vez o enfrenta.
Traduzido por Mário Braga e por Maria Isabel Morna Braga, Cataclismo Solar  vem revelar ao leitor português um romance de elevado quilate e um escritor de garra, que era urgente, indispensável e da maior justiça apresentar entre nós. 

1 comentário:

  1. Este autor é um dos mais originais de toda a FC pois os seus livros criam mundos que se caracterizam pelas situações extremas que colocam aos seus protagonistas. A ideia deste livro em particular esteve na origem da história dum filme de sucesso, "Waterworld", com Kevin Costner(1995)embora a ideia de Ballard não receba crédito no filme pois o detalhe se afasta do livro.
    O autor escreveu várias outras obras levadas ao cinema com êxito: "O Império do Sol", de Spielberg a partir duma obra autobiográfica do mesmo título(Livros do Brasil), "Crash" (1996) de Cronenberg, "Aparelho Voador a Baixa Altitude", filmado em Portugal por Solveig Nordlund ("Low Flying Aircraft" publicado pela Caminho).
    Um autor que diversificou um pouco a partir da FC, mas de inegável qualidade.
    Abraço
    Augusto Mouta

    ResponderEliminar