nº 416 - Os Negros Anos Luz



Autor: Brian Aldiss
Título original: The Dark Light Years
1ª Edição: 1964
Publicado na Colecção Argonauta em 1992
Capa: A. Pedro
Tradução: António Porto

Súmula - Foi apresentada no livro nº415 da Colecção, com a indicação de "Ler nas páginas seguintes a súmula do próximo volume da Colecção Argonauta":

Através de séculos de séculos, num planeta a anos-luz do nosso, criaturas nasceram num delta lamacento e evoluíram até se tornarem em jardineiros astutos para os quais a madeira e a cerâmica eram como metais e a filosofia religiosa uma ocupação.
Não conheciam o mal nem sabiam o que fosse a dor, porque não a sentiam.
Três sóis governavam os movimentos do seu mundo natal.
O seu sexo mudava com cada sol e a sua vida era longa, muito longa, oscilando agradavelmente entre uma mediania de luxo e necessidade.
Suponha-se que essas criaturas, tendo desenvolvido uma maneira muito peculiar de viajar no espaço, se encontraram um dia com os homens, entre as estrelas. Que aconteceria?

1 comentário:

  1. Através de séculos de séculos, num planeta a anos-luz do nosso, criaturas nasceram num delta lamacento e evoluíram até se tornarem em jardineiros astutos para os quais a madeira e a cerâmica eram como metais e a filosofia religiosa uma ocupação. Não conheciam o mal nem sabiam o que fosse a dor porque não a sentiam. Três sóis governavam os movimentos do seu mundo natal. O seu sexo mudava com cada sol e a sua vida era longa, muito longa oscilando agradavelmente entre uma mediania de luxo e necessidade. Suponha-se que essas criaturas, tendo desenvolvido uma maneira muito peculiar de viajar no espaço, se encontraram um dia com os homens, entre as estrelas. Que aconteceria?

    ResponderEliminar