nº 222 - A Cidade do Céu



Autor: Curt Siodmak
Título original: City in the Sky
1ª Edição: 1974
Publicado na Colecção Argonauta em 1975
Capa: Manuel Dias
(as capas começam a partir deste número a ser concebidas por Manuel Dias, tendo terminado no número anterior a colaboração com o pintor Lima de Freitas)
Tradução: Maria Emília Ferros Moura


Súmula - Foi apresentada no livro nº221 da Colecção, com a indicação de "Ler nas páginas seguintes a súmula do próximo volume da Colecção Argonauta":

A CIDADE DO CÉU, de Curt Siodmak, verdadeira maravilha da moderna narrativa de antecipação e de ficção-científica, conta-nos a história deslumbrante e extraordinária da grande prisão espacial para onde são enviados todos os incriminados em certos tipos de crimes, particularmente nos políticos. Construída por consenso de todas as potências do globo, é mantida por intermédio de potentes reactores que, no espaço, fazem flutuar esta nova Ilha do Diabo da Era Atómica. Um dia há, porém, em que um grave problema de funcionamento dos delicados instrumentos que colocaram a CIDADE DO CÉU em órbita, põe em perigo a grande prisão espacial e ameaça a vida de todos os detidos. A chegada de um presidiário parece estar relacionada com as anomalias.
A trama desta obra-prima de Curt Siodmak, um dos mais justamente célebres escritores que a Colecção Argonauta tem divulgado em Portugal, é totalmente inédita na já longa e polémica história da literatura de ficção-científica, e  toda a crítica foi unânime em considerar este livro com um dos mais significativos na carreira de um escritor que, na sua bibliografia, já conta com verdadeiros êxitos mundiais.

4 comentários:

  1. Ó João, eu estou aqui com este livro na mão e diz que a capa é do Lima de Freitas. De onde vem a informação de que é do Manuel Dias?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Jorge, possivelmente um lapso meu. Tenho os livros guardados e de momento não facilmente acessíveis. Mas nem vale a pena eu confirmar se o Jorge já confirmou. Todavia tenho aqui uma fonte que eventualmente também está equivocada:

      http://argonauta.yzonk.com/?page=ilustradores

      Se calhar as capas do Manuel Dias começaram no número seguinte...

      Grato!

      Eliminar
    2. Pode ser isso, ou pode ser mais uma trapalhada da Argonauta. Pode eventualmente ter havido uma reimpressão com alteração da atribuição da autoria da capa, daí a minha pergunta. O que nos deixaria sem saber ao certo quem era o autor dessa capa.

      No exemplar que eu tenho, é atribuída ao Lima de Freitas.

      Eliminar
    3. Eu durante no próximo fim de semana vou confirmar o que consta da edição que tenho (e das que vêm a seguir), e depois coloco aqui a informação.

      Até breve, e uma boa semana.

      Eliminar