nº 248 - Apocalipse 2000



Autor: Guy Snyder
Título original: Testament XXI
1ª Edição: 1973
Publicado na Colecção Argonauta em 1978
Capa: Manuel Dias
Tradução: Eurico da Fonseca

Súmula - Foi apresentada no livro nº247 da Colecção, com a indicação de "Ler nas páginas seguintes a súmula do próximo volume da Colecção Argonauta":

Quando o astronauta Williams voltou - depois do mais longo voo até então realizado no espaço - descobriu que a grande civilização que deixara na Terra desaparecera, destruída pelo caos que ela própria criara. Mas na região que outrora fora o Michigan, havia agora uma República, que o acolheu como um herói.
Só que a "República" era um reino, formado por uma cidade subterrânea governada por um monarca fraco e por uma classe sacerdotal sedenta de poder. O Dia do Juízo Final - nuclear - ocorrera havia já cem anos, e chegara o momento das "cartas na mesa".

Houve uma batalha.
Uma orgia.
Mas não uma grande orgia.
Havia blindados e carros porta-mísseis: alguns homens sem blindados, com fatos anti-radiação e equipamento portátil.
O rei repousava contra o flanco de um carro de batalha que fora atingido directamente por um míssil. O blindado tinha o número 572 e o rei não tinha capacete, porque o seu fato fora rasgado de alto a baixo.
O rei estava ali. Metade dele.

Eis o tema de Apocalipse 2000, uma obra invulgar devida a Guy Snider, um dos mais admirados nomes da nova vaga de autores da ficção-científica. E é com "ingredientes" clássicos, desde os chamados adereços, tais como os fatos espaciais, etc, aos sentimentos - desencadeados e experimentados dentro do quadro, não menos clássico, da afectividade humana - que o genial autor nos mobiliza, na nossa atenção e na nossa imaginação, para uma aventura que realmente força e ultrapassa os limites do nosso actual tempo-espaço, para nos projectar na infinidade, na vertigem dos possíveis.

Introdução:

Um dia virá o Apocalipse - do Céu cairá o Inferno nuclear. Que virá depois?
Eis um tema que não é inteiramente novo na ficção-científica, mas é talvez aquele que os autores deste género menos procuram. Talvez porque é aquele que mais temem que possa tornar-se em realidade.
Importa dizer que ninguém, até hoje, enfrentou esse tema maldito como o fez Guy Snyder, em Testament XXI, agora apresentado na versão portuguesa sob o título de Apocalipse 2000. Ninguém tentara descrever a vida possível, depois do Dia do Juízo Final - nuclear - através dos olhos e do cérebro dum homem quase do nosso tempo: um astronauta regressado à Terra depois de uma viagem de longos e longos anos no Espaço. O choque das civilizações - a mágoa enorme pela Humanidade perdida - são descritas por Snyder de uma maneira que o eleva de um só golpe ao mais alto nível dos modernos autores. Além de que o seu estilo é dos mais invulgares - tão bom como de monstros sagrados, como Thomas M. Disch, Mark Geston ou Harlan Ellison. Apocalipse 2000 é uma bofetada no convencionalismo - e é um exercício invulgar, em matéria de estilo.

3 comentários:

  1. Mais um caso em que a Livros do Brasil credita a capa a Manuel Dias, quando o seu autor é, na verdade, o norte-americano Frank Kelly Freas

    https://s-media-cache-ak0.pinimg.com/736x/6b/80/eb/6b80eba5cd0162b2bee2560788e79a19.jpg

    ResponderEliminar
  2. Preciso do resume de romance do vol.I

    ResponderEliminar
  3. Saudades destes livros. Tenho vontade de achar um livro nesta linha. Me lembro no inicio do Livro encontraram um tal Dr Doc, perdido na neblina e que o tal doutor estava sem memoria e tinha esquecido quem era,no decorrer do livro ele ia aos pessoas julgavam ele um louco so aos poucos ia se lembrando e conseguia desvendar alguns segredos. eita vontade reler este livro so nao consigo lembrar o titulo de jeito nenhum. Ficar velho e uma merda.

    ResponderEliminar