nº 349 - O Mundo Perdido



Autor: Conan Doyle
Título original: The Lost World
1ª Edição: 1912
Publicado na Colecção Argonauta em 1986
Capa: A. Pedro
Tradução: J. Lima da Costa

Súmula - Foi apresentada no livro nº348 da Colecção, com a indicação de "Ler nas páginas seguintes a súmula do próximo volume da Colecção Argonauta":

Nota importante: relativamente à apresentação desta obra, há um lapso incompreensível da parte editorial, pois a sinopse que aparece não corresponde ao livro que foi publicado. Em vez disso, apresentam como próximo volume a obra Túnel no Céu, de Robert A. Heinlein, que nunca chegou a ser publicada na Colecção Argonauta. A obra em questão foi no entanto publicada pela Europa-América na sua colecção de FC, com o nº120. Pode ser vista aqui:

http://fceuropa-america.blogspot.pt/2013/11/120-um-tunel-no-ceu.html

Estranho é que os editores não tenham dado qualquer explicação para a mudança da obra face ao que tinham apresentado como sendo a obra a publicar no livro anterior. Não é fornecida qualquer explicação para o facto. De qualquer modo, reproduzo em abaixo a sinopse do volume de Heinlein que era suposto ter saído com o nº 349 da Colecção Argonauta:

Uma obra de Robert A. Heinlein, o mais antigo e mais famoso dos autores de ficção-científica, é sempre um acontecimento. Mas Túnel no Céu - (Tunnel in the Sky) é mais do que isso, é uma obra forte, que prende profundamente a atenção do leitor e lhe dá muito em que pensar. 
Um grupo de jovens estudantes de liceu, de ambos os sexos, submete-se ao exame final de um curso destinado a preparar expedicionários para a ocupação de outros planetas. As regras são simples: ir através de um túnel a qualquer outro planeta, sob qualquer clima e em qualquer terreno, e ali sobreviver, entre dois a dez dias, podendo usar quaisquer armas, qualquer equipamento. Uma só regra: é permitida a formação de equipas, mas os jovens têm de entrar no túnel um a um.
Tudo bem... mas há uma falha - uma falha terrível. O regresso torna-se impossível; perde-se o contacto com a Terra. Os jovens vêem-se num mundo estranho, sem quaisquer comodidades, obrigados a construir um futuro numa terra estranha em que, por vezes, nem mesmo os mais aptos conseguem sobreviver. 

Nota: relativamente à obra de Conan Doyle que foi publicada em vez da de Robert A. Heinlein, é uma obra muito original, do criador do Sherlock Holmes, que embora menos conhecido neste campo, também escrevia obras de ficção científica! Esta obra deu aliás origem a um filme, que tem edição nacional em dvd:

4 comentários:

  1. Caro João Vagos, há uma gralha no titulo e datas originais (deveria ser The Lost World, de 1912).
    Cumprimentos,

    ResponderEliminar
  2. Caro Miguel, muito obrigado novamente. Já está corrigido.
    Abraço,
    João Vagos

    ResponderEliminar
  3. João, boa tarde.
    Mais uma colaboração para o seu belo trabalho.
    O tradutor que consta no livro é J. LIMA DA COSTA.
    Sds
    Alvaro Costa

    ResponderEliminar
  4. Caro Álvaro Costa,
    Muito obrigado, já corrigi o nome do tradutor.
    Grato e os meus cumprimentos!

    ResponderEliminar