nº 34 - Guerra no Tempo


Autor: Clifford D. Simak
Título original: Time and Again
1ª Edição: 1951
Publicado na Colecção Argonauta em 1956
Capa: Lima de Freitas
Tradução: Carlos Vieira


Súmula - foi apresentada no livro nº33 da Colecção, com a indicação de "Ler nas páginas seguintes a súmula do próximo volume da Colecção Argonauta:

Quando Asher Sutton voltou à Terra, vinte anos depois, já os seus amigos o tinham esquecido. Ele próprio quase se esquecera de que era um homem. Até o seu chefe directo o perseguiu, fazendo tudo para evitar que ele revelasse e difundisse o conhecimento que tinha do destino, a sua capacidade de penetrar no futuro. Uma intriga se tece em torno dele, na qual participam o director da Corporação Galáctica do ano 6300 e o director da Repartição de Investigações Galácticas. Para os humanos terá de ser o domínio das galáxias!
Nesse tempo, a Humanidade - isto é, os seres pensantes ou afins - compunha-se, por uma parte, de humanos e andróides e, por outra, de inúmeras outras variedades, inclusive os autómatos. Para os andróides, Asher Sutton era como que um Deus, no que partilhavam a adoração por ele de todos os seres vivos, É que as doutrinas que Sutton se propunha ensinar davam a todos os seres os mesmos direitos. Por isso, na luta que se desenha sem tréguas, misteriosa, em múltiplos planos e zonas de vida, os andróides protegiam ciosamente Asher Sutton. 
Mas Sutton não era já ele próprio um ser humano: era um super-homem. Os seus amigos cisnienses, seres estranhíssimos da constelação do Cisne, haviam-no com efeito dotado de poderes extra-terrenos, que lhe conferiam a mais formidável capacidade de acção e previsão.
A guerra era inevitável entre humanos e andróides, estes últimos sonhando sempre com a igualdade prometida pelo grande Asher Sutton. Para evitar-se que o egoísmo dos homens transformasse o património espiritual da galáxia um tesouro  apenas reservado aos humanos, impunha-se o domínio perfeito da 4ª dimensão: o tempo!
E as peripécias sucedem-se... Sutton é o herói para quem apelam os andróides. Os homens de Trevor, o director omnipotente da Corporação Galáctica, movem-lhe uma perseguição sem tréguas, que culmina com o seu assassínio. Mas, quem possui o domínio da 4ª dimensão - do tempo! - pode escapar à morte, e pode executar os seus próprios assassinos! E assim procede Sutton: a arma no tempo, um terrível emboscada em que os apanha  e aniquila.
Lutas terriveis, perseguições no passado, no presente, no futuro, pela terra e pelos espaços infinitos, eis o quadro imenso em que se desenrola o drama extraordinário em que se vê envolvido Asher Sutton, o libertador da vida, libertador das galáxias, do universo inteiro.

4 comentários:

  1. Eu vejo essas obras e dá inveja de quem pode ler esses clássicos. No Brasil não se acha essa coleção maravilhosa. Ver essas capas é sonhar. Obrigado

    ResponderEliminar
  2. È verdade. A maioria dos livros da coleçao argonauta é bastante rara e dificil de achar. Mas sempre se pode conseguir alguma coisa nos sebos e livrarias mais antigas.. muito bom o site

    ResponderEliminar
  3. Vcs podem encontrar vários livros da coleção Argonauta, no site da www.estantevirtual.com.br

    ResponderEliminar
  4. Muito grato pelos comentários, e força e boa sorte para a "caça" aos livros da Colecção Argonauta!

    ResponderEliminar