nº 415 - O Tempo, o Espaço e o Cérebro



Autor: Fritz Leiber
Título original: The Big Time
1ª Edição: 1961
Publicado na Colecção Argonauta em 1992
Capa: A. Pedro
Tradução: António Porto

Súmula - Foi apresentada no livro nº414 da Colecção, com a indicação de "Ler nas páginas seguintes a súmula do próximo volume da Colecção Argonauta":
Fritz Leiber ocupa na literatura de ficção-científica um lugar de privilégio, graças ao seu enorme talento narrativo, consagrado plenamente com a atribuição do Prémio Hugo a este inesquecível romance.
O pano de fundo da história é a guerra temporal travada entre as Aranhas e as Serpentes.
Uma das personagens explica: "Outrora, eu vivia em Chicago. Era tão humano como qualquer de vós. Depois da minha morte, as Aranhas recrutaram-me para participar na Guerra Modificadora. A História acha-se já consideravelmente alterada em relação ao que todos conhecem: os nazis ganharam a Segunda Guerra Mundial e o seu Império estende-se da Sibéria ao Kansas; nunca houve Guerra da Secessão na América e Roma afundou-se exactamente no momento em que começaram a alcançar envergadura."
De facto, esta Guerra Modificadora utiliza como soldados homens e mulheres captados em todas as épocas da Humanidade; o seu local de acção é uma estação isolada do Cosmos, espécie de microcosmo que se assemelha a um night-club.
O objectivo da guerra é modificar o tempo para fazer viver o universo que assegurará a cada um dos combatentes a vitória final... se alguma vez o Homem for capaz de se libertar da sua angústia congénita e de vencer o absurdo da frágil posição que ocupa num Universo implacável que o faz agir descontroladamente e num desamparo absoluto.  

1 comentário:

  1. Um grande autor, numa obra clássica da FC, que o tradutor teve o "cuidado" de destruir!

    j.

    ResponderEliminar