nº 6 - O Mundo Marciano


Autor: Ray Bradbury  
Título original: The Martian Chronicles  
1ª Edição: 1950
Publicado na Colecção Argonauta em 1954  
Capa: Cândido Costa Pinto  
Tradução: Fernando de Castro Ferro

Súmula - foi apresentada no livro nº5 da Colecção, com a indicação de "Ler nas páginas seguintes a súmula do próximo volume da Colecção Argonauta":

Naquele momento era Inverno em Ohio. Todas as casas tinham as portas e janelas fechadas, e os vidros cheios de geada; os telhados estavam cobertos dum espesso manto branco, e as crianças faziam bonecos de neve; as donas de casa caminhavam apressadamente pelas ruas geladas, agasalhadas em grandes casacos de peles que lhes davam um aspecto de enormes ursos polares.
E então uma colossal onda quente atravessou a pequena cidade, num mar de calor que parecia não ter fim, como se alguém tivesse deixado aberta a porta de um forno descomunal. O calor entrou pelas casas e pelos jardins e aqueceu as crianças e as donas de casa. O gelo caiu dos telhados e começou a derreter. As portas abriram-se. As janelas abriram-se. As crianças tiraram os agasalhos. As donas de casa penduraram os casacos de peles nos armários. A neve derreteu-se e pôs a descoberto a relva do Verão passado.
O foguetão trouxera de novo o Estio.
Janeiro de 1999. Os homens persistem na sua luta para a conquista de Marte. Os modelos de aeronaves accionadas por energia atómica fazem tentativas sobre tentativas. Cada vez o Homem se aproxima mais dos seres vivos que sabem já, existir em Marte. mas o primeiro contacto vai por fim estabelecer-se nesse mesmo ano, quando um grupo de seres humanos se dispõe à mais temerária de todas as  viagens interplanetárias.
Fevereiro de 1999. O senhor e a senhora K vivem numa casa com pilares de cristal mesmo à borda de um mar extinto. Os seus antepassados tinham vivido na mesma casa, que girava sobre si e seguia o Sol, como as flores o fizeram, durante séculos. O senhor e a senhora K não eram velhos, tinham a pele de um loiro escuro, próprio de verdadeiros marcianos, olhos de um amarelo doirado e vozes suavemente musicais.
Já o ano 2009 rondava, quando se deu o choque das duas civilizações. O casal K - como milhares de outros marcianos, puderam assistir à chegada de uns seres estranhos, com olhos azuis e castanhos, cabeços pretos e loiros, vestindo trajes que eles jamais viram. Os homens atingiram Marte e a partir daí começaria uma luta constante, cada um com a sua mentalidade. A nova conquista foi sentida de várias formas e provocou reacções diferentes, e os  marcianos puderam assistir, apavorados, a um mar de paixões que se entrechocaram... O estudioso, sempre atento a novas descobertas e vivendo alheio aos interesses materiais; o militarista, que tudo destrói na sua paasagem para conquistar o novo planeta; o comerciante, que procura novas formas de negócio com as maravilhas postas ao seu alcance; o antropologista, que encontrava ao seu dispôr um novo manancial de estudo - todos, cada um seguindo os seus sentimentos, procuram alojar-se no novo planeta.
Os homens da Terra, tinham finalmente conquistado o fantástico.

Nota: Ray Bradbury, é considerado por muitos como "O Poeta da Ficção Científica", tendo a Colecção Argonauta publicado algumas das suas obras mais extraordinárias.

7 comentários:

  1. Um dos números mais raros da colecção.

    ResponderEliminar
  2. O seu autor, muita justamente, foi considerado o poeta da fc. Adorei tudo o que li dele. Este livro não o cheguei a ter...

    ResponderEliminar
  3. É dos melhores deste autor (e um dos mais raros da colecção).
    Vitor Teixeira

    ResponderEliminar
  4. Respostas
    1. Se quiser somente ler o livro traduzido para português pode ser optar pela edição da Caminho na colecção de ficção cientifica de bolso. É mais barato e bem mais fácil de encontrar:

      http://www.leiloes.net/Cronicas-Marcianas-Autor-Ray-Bradbury-Editora-Caminho,name,194390344,auction_id,auction_details

      Este leilão já acabou mas é mais para mostrar o livro para referência.

      Eliminar
  5. Meus caros
    A tradução da obra na versão da Caminho é de muitíssimo inferior qualidade à da Argonauta. É como ler outro livro. Façam o favor a si próprios de procurar ler a versão de Castro Ferro.
    Abraço
    Augusto Mouta

    ResponderEliminar
  6. Olá, amigos.
    Este livro no Brasil foi publicado na década de 70 com o título "As Crônicas Marcianas". Comparando este com o da coleção argonauta, percebi que há histórias num que não há no outro e vice versa. Alguém tem alguma explicação? Vou tentar procurar o original em inglês para comparar também!
    Carlos Bacelar

    ResponderEliminar