nº 445 - Um Demónio no Cérebro



Autor: Frederik Pohl
Título original: Demon in the Skull
1ª Edição: 1984
Publicado na Colecção Argonauta em 1994
Capa: A. Pedro
Tradução: J. Santos Tavares

Súmula - Foi apresentada no livro nº444 da Colecção, com a indicação de "Ler nas páginas seguintes a súmula do próximo volume da Colecção Argonauta":

Frederik Pohl é um dos mais consagrados autores de ficção-científica, largamente representado nesta Colecção. Um Demónio no Cérebro, constitui a versão portuguesa de Demon on the Skull, uma das suas obras mais célebres, na qual é contada a história de um homem que, repentinamente, se sente obrigado a cometer sucessivos crimes, impelido por uma força estranha, demoníaca, que lhe ocupa o cérebro e domina o corpo, reduzindo-o ao papel de espectador impotente. Em toda a parte, através do mundo, o mesmo acontece a muitos outros, provocando a desintegração da sociedade, subjugada por seres invisíveis, agentes do mal, vindos de um inferno situado algures entre as estrelas. Há-de existir maneira de pôr termo a este cataclismo, mas como poderão os homens lutar contra invasores instalados nos seus próprios cérebros?

2 comentários:

  1. O número 445 se refere a mesma tradução do número 231? Sempre tive essa dúvida. Marcos Carvalho. País: Brasil

    ResponderEliminar
  2. Viva Marcos,

    Não consegui responder mais cedo, mas fiz questão de ir buscar os dois livros, que tenho aqui à minha frente. Efectivamente, logo no início se percebe que a personagem, "Chandler" é a mesma, o que levaria a supôr que ou seria a mesma história, ou eventualmente uma continuação.

    Afinal, é mais o primeiro caso, mas não exactamente da mesma maneira... até porque as traduções nacionais também são diferentes, o que em última análise modificaria também o texto e o modo como o leríamos, mesmo que fosse um erro editorial da Argonauta e fosse a mesma história (como já sucedeu).

    O que se passou, é que Frederik Pohl resolveu em 1984 revisitar a obra que tinha escrito em 1965 com o título "A Plague of Pytons", publicada na Argonauta com o título "Os Possuídos" e rescreveu-a com o título "Demon in the Skull", "Um Demónio no Cérebro" na tradução portuguesa, modernizando-a e expandindo-a. Todavia, há quem tenha achado desnecessária esta revisitação, preferindo a obra original. Esta informação pode ser consultada em várias fontes na Internet, mas tenho os livros comigo neste momento.

    Portanto é a mesma obra, sim, mas revisitada, rescrita, expandida e modernizada pelo próprio autor.

    São pormenores como este, descoberto pelo Marcos, que enriquecem o conhecimento da colecção e são precisamente o objectivo deste blog.

    Obrigado Marcos, e um abraço.

    ResponderEliminar