nº 118 - O Planeta Esquecido



Autor: Murray Leinster
Título original: Forgotten Planet 
1ª Edição: 1954
Publicado na Colecção Argonauta em 1967
Capa: Lima de Freitas
Tradução: Eurico da Fonseca

Súmula - foi apresentada no livro nº117 da Colecção, com a indicação de "Ler nas páginas seguintes a súmula do próximo volume da Colecção Argonauta":

Murray Leinster, um dos autores mais apreciados do público leitor da Colecção Argonauta, regressa a esta colecção com uma das suas obras mais emocionantes: O Planeta Esquecido. Uma civilização desconhecida, perdida num canto da Galáxia, é teatro de uma aventura emplgante, uma aventura em que não faltam lances teatrais, organizados com um sentido poderoso de suspense. Um romance inesquecível de um autor inesquecível: Murray Leinster. 

Prefácio: 

Se este romance difere um pouco das outras obras classificadas no âmbito da Ficção-Científica, é porque as suas principais personagens estão ao alcance das vossas mãos e, por certo, já foram encontradas por vós. Dai alguns passos na relva ou caminhai à primeira moita que vedes e encontrareis certamente uma teia de aranha. Admirareis a sua perfeita simetria, distinguireis a rede de seda que se desdobra em ziguezague do centro até à periferia. O arquitecto que concebeu essa obra-prima não é maior que o vosso polegar. É a aranha comum dos jardins, a "Epeira Fasciata", de riscas amarelas.
Não foi para vos impressionar com a minha erudição que vos conduzi até à "Epeira", mas sim para vos sugerir uma experiência. Pegai numa palhinha e tocai a teia. Não a rasgueis. Dai-lhe somente algumas pequenas pancadas com a palha. A aranha compreenderá imediatamente que não sois uma presa comestível. Então tentará assustar-vos, fazer-vos fugir. Toda a teia começará a vibrar enquanto a aranha, balouçando-se na ponta do seu fio, parecerá precipitar-se sobre vós a uma velocidade cada vez mais louca. Esta manobra deverá lógicamente inspirar-vos terror. Quando ela pensar ter atingido esse fim, parará.
Encontrareis essa aranha desmesuradamente aumentada, neste livro. Encontrareis também outros insectos que talvez não conheceis pessoalmente. No entanto, este livro não é uma história de Ciências Naturais, mas sim de Ficção-Científica. Se conservei aos animais que nele encontrareis todos so seus hábitos autênticos, foi porque me era impossível inventar qualquer coisa mais interessante ou mais dramática.
Como a Ficção-Científica está intimamente ligada à Ciência, se quiserdes saber mais pormenores sobre os heróis da minha história, aconselho-vos alguns alfarrábios, dos quais encontrareis a lista no fim deste livro. Não esqueçais Fabre. Era na verdade um tipo dos diabos.

Murray Leinster

Nota: um livro fantástico, que reli várias vezes. Um grande conto de aventuras, que relata o percurso desde muito novo de um rapaz de uma tribo, num planeta dominado por insectos gigantes. Uma obra muito agradável que daria sem dúvida um grande filme de aventuras.

8 comentários:

  1. Li este livro a pelo menos 20 anos atrás. Muito bom.

    ResponderEliminar
  2. Sem dúvida, Sylvio! Este é um daqueles livros que para mim são inesquecíveis e um dos que foram mais gratificantes de ler.

    Grato!

    ResponderEliminar
  3. Eu que agradeço.

    Agora, vou atrás da possibilidade de baixar alguns desses livros.
    Sem palavras para agradecer este bonito trabalho que é o seu blog.

    ResponderEliminar
  4. Um dos meus favoritos, que fazia desenvolver a minha imaginação. Com umfinal surpreendente. Emprestei-o e agora, 30 anos depois, vou recompra-lo.
    Este trabalho de recolha é fantástico. Como é que podemos colaborar?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro zeartur,

      A participação e palavras de incentivo que tenho recebido por parte das pessoas que têm manifestado apreço por este blogue, são uma "colaboração" muito gratificante para mim e que me faz sentir motivado para, como faço tenção, levar este projecto até ao seu propósito final, escrevendo as sinopses que faltam. Espero conseguir terminar até ao final do ano.

      Grato!

      Eliminar
  5. Consta na wikipedia que The Forgotten Planet foi publicado em 1954 como uma fix-up de três histórias. Esta versão da Argonauta contém as três histórias ou saiu com apenas uma delas?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Jean, li o livro várias vezes, e li-o só como uma história apenas. Tenho o livro guardado numa caixa com os primeiros 200, de modo que não posso agora estar a confirmar, mas lembrei-me que quando o Jean refere "3 histórias" isso pode eventualmente estar relacionado com 3 grandes partes do livro, que por exemplo venham explicitadas no índice. Mas não me lembro. Todavia, lembro-me que o percurso da personagem principal vai de criança até homem feito. Duvido que haja outras histórias além da que vem no livro, que me parece completa.
      Por outro lado estive a ver a bibliografia do Murray Leinster (cujo verdadeiro nome era William Fitzgerald Jenkins) e não encontro qualquer referência a um seguimento da obra "Tee Forgotten Planet".

      Grato

      Eliminar
  6. Além do que aqui foi dito, a capa de Lima de Freitas é excepcionalmente maravilhosa!

    ResponderEliminar