nº 157 - Plataforma Espacial


Autor: Murray Leinster
Título original: Unknown Danger
1ª Edição: 1969
Publicado na Colecção Argonauta em 1970
Capa: Lima de Freitas
Tradução: Eurico da Fonseca

Súmula - foi apresentada no livro nº156 da Colecção, com a indicação de "Ler nas páginas seguintes a súmula do próximo volume da Colecção Argonauta":

Murray Leinster é um dos escritores norte-americanos de ficção-científica mais conhecidos em todo o mundo. A sua obra ocupa um lugar de alto destaque neste campo literário onde a facilidade é apenas aparente. Na verdade, a imaginação encontra barreiras definidas pelo progresso científico e tecnológico e pelas perspectivas que ele descerra em cada momento.
Não é, por isso, de surpreender que muitos escritores de ficção-científica não tenham podido emergir de entre a massa, indistinta e vasta, que constitui a multidãode cultures do género. Não é também de espantar que grande número de escritores não haja podido sobreviver à passagem do tempo, envelhecendo rápida e irremediávelmente, volvidos poucos anos sobre o seu aparecimento.
Só o talento conta, na Feira das Letras, seja qual for o género que se considere. A ficção-científica não abre excepção. Murray Leinster, um autor de singular destaque, tem-se imposto à admiração sincera de milhares de leitores em todo o mundo porque a sua obra, absorvendo as mais recentes conquistas da Ciência e da Técnica, sabe reter aquilo que se destina a perdurar.
A Colecção Argonauta, da Editorial "Livros do Brasil", tem dado a Murray Leinster a garantia que o seu nome e a sua muita valia plenamente justificam. São vários - e já numerosos - os títulos que a Colecção Argonauta publicou e todos eles têm encontrado junto do público leitor o mais lisonjeiro dos acolhimentos.
Com Plataforma Espacial, traz Murray Leinster mais um testemunho concludente de uma obra que se não esgota, antes se renova e aperfeiçoa a cada passo do seu itinerário. Humor, sentido da emoção, sentido da realidade, constituem alguns dos seus principais ingredientes.
Eurico da Fonseca, a quem foi cometido o encargo de verter esta obra para língua portuguesa, realiza esse trabalho com a sua habitual proficiência. Conhecendo, a fundo e em pormenor, como conhece, o estilo de Murray Leinster, sabe desvendar-lhe os segredos e adivinhar-lhe as intenções. 
Tudo se conjuga, pois, para que Plataforma Espacial venha a alcançar, no nosso país e na sua primeira versão em língua portuguesa, o êxito que tem obtido na América do Norte e nas demais nações onde já foi divulgado.

6 comentários:

  1. Comprei este a semana passada por 1 Euro numa feira.

    ResponderEliminar
  2. Infelizmente, o livro que se encontra por detrás da capa, "não" é o Space Platform, mas sim, se não me engano, um tie-in escrito pelo Leinster para a série "Land of Giants"!

    ResponderEliminar
  3. Ninguém terá notado o facto que o conteúdo do livro nada tem a ver com Plataformas Espaciais?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A tradução correta é DESCONHECIODO PERIGOSO e trata das aventuras da tripulação da nave Spindrift que ficou conhecido mundialmente na adaptação para a televisão "LAND OF THE GIANTS" em meu pais o Brasil Terra de Gigantes produzida pela ABC de 1968 à 1970 sendo 2 temporadas. Abraços Jorge Mattos

      Eliminar
  4. Aqui está o link para o livro em causa:
    http://www.fantasticfiction.co.uk/l/murray-leinster/land-of-giants.htm

    ResponderEliminar
  5. E o livro como ele deveria ter dido publicado:
    http://www.fantasticfiction.co.uk/l/murray-leinster/space-platform.htm

    ResponderEliminar