nº 73 - Operação Vénus


Autor: Leonid Onochko
Título original: Sur la Plànete Orange (Na Orenjevoy Planete/На Оранжевой Планете)
1ª Edição: 1959
Publicado na Colecção Argonauta em 1963
Capa: Lima de Freitas
Tradução: Rogério Fernandes


Súmula- foi apresentada no livro nº72 da Colecção, com a indicação de "Ler nas páginas seguintes a súmula do próximo volume da Colecção Argonauta:  

Em Vénus, no planeta côr-de-laranja, onde ainda não haviam pousado olhos humanos, três cosmonautas russsos procedem a uma emocionante "avenusagem". Assim se abre o primeiro capítulo de uma aventura empolgante nesse novo mundo inexplorado, em que eles mergulham de alma e coração.
O desejo de conhecimento tem os seus riscos, pois a Natureza, em Vénus, não é acolhedora e hospitaleira. O perigo espreita a cada canto, e assume as formas mais diversas, por ser complexa a realidade que os três audazes pioneiros do espaço vão enfrentar.
Mas as surpresas não faltam, porque, além de uma natureza agressiva e inóspita, os três cosmonautas verificam a existência de seres inteligentes, uma civilização e uma história de séculos. Uma história cujos pontos extremos são o homem primitivo e a civilização mais requintada. Como explicar tão profundas diferenças de forma de vida entre os habitantes do mesmo espaço?
Em Vénus, as surpresas não páram de surgir. Nem sequer o amor aí falta, com as suas oscilações e os seus perigos... É, de faacto, uma viagem deslumbrante, esta viagem a que Leonid Onochko, o primeiro romancista russo de ficção-científica a ser apresentado em Portugal, nos faz assistir neste romance envolvente.

Nota: não é inteiramente correcto referir que este é o primeiro livro de um escritor russo publicado pela Colecção Argonauta. Isaac Asimov era russo de nascimento, embora mais tarde tenha pedido a nacionalidade americana. E na altura em que saíu esta "Operação Vénus" de Leonid Onochko, já tinham sido publicadas na Argonauta quatro obras de Isaac Asimov, nomeadamente "As Correntes do Espaço" (nº 21), "Futuro do Mundo" (nº 28), "As Cavernas do Aço" (nº 37) e a "Ameaça dos Robots" (nº 70).

5 comentários:

  1. Eu tenho Livro, e Gostei bastante de o ler.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá J. Francis!

      Obrigado pelo comentário, e vá participando.

      Grato.

      Eliminar
  2. estes livro e muito bom, foi o primeiro livro que eu li da colecção argonauta, gostaria de dicas de livros da colecção argonauta para eu ler,parabéns pelo site João Vagos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Viva João Paulo,

      Relativamente a dicas sobre os livros para ler, é sempre complicado pois é muito subjectivo, uma vez que todas as pessoas têm gostos e sensibilidades diferentes e aquilo que umas podem gostar muito, outras podem não apreciar.

      De qualquer modo, as 16 obras cujas capas estão no cabeçalho do blog, foram das que eu gostei mais de ler, razão aliás pela qual as coloquei lá. São essas que eu sugiro que leia! :)

      Grato pelo comentário, e vá aparecendo.

      João Vagos

      Eliminar
  3. muito bom este livro,foi o primeiro da colecção argonauta que eu li,gostaria de dicas de livros da colecção argonauta para eu comprar, parabéns pelo blog sobre esta fantástica coleção de livros de ficção cientifica ,aqui no Brasil era e um pouco desconhecida

    ResponderEliminar