nº 422 - O Espírito de Dorsai



Autor: Gordon R. Dickson
Título original: The Spirit of Dorsai
1ª Edição: 1979
Publicado na Colecção Argonauta em 1992
Capa: A. Pedro
Tradução: António Porto

Súmula - Foi apresentada no livro nº421 da Colecção, com a indicação de "Ler nas páginas seguintes a súmula do próximo volume da Colecção Argonauta":

Com O Espírito de Dorsai, da autoria de Gordon R. Dickson, vem a Colecção Argonauta dar continuidade ao famoso Ciclo Childe, no qual é revelada a história do planeta Dorsai e do seu povo.
Em volumes anteriores - como Dorsai (nº384), Os Dorsai Perdidos (nº389), Necromante (nº406) ou Soldado da Terra (nº 413 e nº414) - já o leitor pôde tomar conhecimento de aspectos importantes de uma "história futura", em que a raça humana, espalhada pela galáxia, se encontra dividida em várias culturas que englobam uma qualidade específica (fé, coragem, disciplina mental, criatividade, etc), levada às últimas consequências.
Agora, nesta nova obra, o autor define o espírito que anima os Dorsai e fá-lo com uma profundidade e uma arte raramente alcançadas em qualquer tipo de literatura, numa análise que transcende as imagens do futuro e, por isso, se reflecte fulgurantemente no mundo de hoje.
Muitas vezes comparado com o monumental Fundação de Isaac Asimov, o Ciclo Childe constitui uma das indiscutíveis obras-primas da literatura de ficção-científica.

Nota: mais um volume da saga. Magnificos, estes Dorsai!

2 comentários:

  1. Uma pequenina gralha no magnifico trabalho enciclopédico que é este site: o nome do autor é Dickson e não Dickinson como aparece na descrição. :-)

    ResponderEliminar
  2. Muito obrigado pelo reparo, caro Miguel!
    Já procedi às alterações em todas as obras do autor.

    ResponderEliminar