nº 130 - Império Submarino


      
Autor: Paul W. Fairman
Título original: City Under The Sea
1ª Edição: 1965
Publicado na Colecção Argonauta em 1968
Capa: Lima de Freitas
Tradução: Eurico da Fonseca

Súmula - foi apresentada no livro nº129 da Colecção, com a indicação de "Ler nas páginas seguintes a súmula do próximo volume da Colecção Argonauta":

Paul W. Fairman dá-nos em O Império Submarino uma das obras mais originais e impressionantes que se publicaram últimamente no campo da Ficção-Científica.
Não é só nos astros distantes, na desolada sollidão das galáxias, nos confins do Universo que o Homem ainda encontra ignotas paragens. Também no fundo dos mares ainda há mistérios e até vidas organizadas, impérios e reinos, com as suas lutas, os seus interesses, as suas divergências de constituições
É a um verdadeiro Império Submarino que Paul W. Fairman nos conduz, neste romance alucinante que a TV transformou num dos filme de Ficção Científica de mais amplo sucesso.

Nota: segundo as pesquisa que efectuei, há um lapso do editor quando refere na última frase que esta obra deu origem a um filme de ficção científica de grande sucesso. Com efeito, houve em 1965 um filme realizado por Jacques Torneur (na verdade o último filme que realizou), com Vincent Price como actor, mas inspirado num poema de Edgar Allan Poe e procurando aproveitar a onde de sucesso de uma série de filmes que Roger Corman realizou igualmente com base em contos de Poe. Esse filme todavia nada tem que ver com esta obra. 

2 comentários:

  1. Meu Caro João Vagos,


    Permita-me duas observações a propósito desta excelente obra de FC.

    De facto, foi feito um filme baseado nesta obra, bem como uma apaixonante série televisiva que passou nos anos 60 em Portugal, com o título "Viagem ao Fundo do Mar", e em que o submarino atómico "Seaview" era comandado pelo mesmo Almirante Nelson e restante tripulação do livro de Paul W. Fairman.

    O filme que passou no cinema em 1961, e percursor da série televisiva, era "Voyage to the Bottom of the Sea", tendo como Director e Produtor Irwin Allen, e não Jacques Torneur.

    Um forte abraço!
    Armando Fernandes

    ResponderEliminar
  2. Post script:

    O filme "Voyage to the Bottom of the Sea", de 1961, foi a origem da posterior escrita do livro de Paul W. Fairman, e não o inverso, como acima referi.

    As minhas desculpas pelo lapso!
    Armando

    ResponderEliminar