nº 428 - O Homem do Castelo Alto 2



Autor: Philip K. Dick
Título original: The Man in the High Castle
1ª Edição: 1962
Publicado na Colecção Argonauta em 1993
Capa: A. Pedro
Tradução: António Porto

Súmula - Foi apresentada no livro nº427 da Colecção, com a indicação de "Ler nas páginas seguintes a súmula do próximo volume da Colecção Argonauta":

No universo paralelo imaginado magistralmente por Philip K. Dick, as forças nazis ganharam a Segunda Guerra Mundial, ficando os Estados Unidos da América divididos em três faixas. Na parte ocidental, dominada pelos japoneses, estes coleccionam antiguidades ianques mas nunca deixam de consultar o oráculo Yi-King, um método de investigação importado do Extremo Oriente.
Consta, porém, que um certo autor de ficção-científica chamado Hawthorne Abdensen, que vive no Castelo Alto, anda a escrever um livro subversivo, no qual as forças militares dos Aliados é que venceram a Guerra.
Contudo, mesmo sob este novo prisma, a verdade continua duvidosa, pois os Americanos nazificam-se ou japonizam-se e os Alemães e os Japoneses americanizam-se.
Distinguido com o Prémio Hugo (1963), este romance desperta profundos pensamentos que o colocam ao nível das maiores obras-primas da literatura de ficção-científica, e reserva, na sua espantosa conclusão, uma enorme surpresa aos seus leitores.

Sem comentários:

Enviar um comentário