nº 127 - Colónia de Marte


Autor: A.E. Van Vogt
Título original: The House That Stood Still 
1ª Edição: 1950
Publicado na Colecção Argonauta em 1968
Capa: Lima de Freitas
Tradução: Eurico da Fonseca

Súmula - foi apresentada no livro nº126 da Colecção, com a indicação de "Ler nas páginas seguintes a súmula do próximo volume da Colecção Argonauta":

A.E. Van Vogt, um dos mais conhecidos e reputados escritores norte-americanos de Ficção-Científica, regressa à Colecção Argonauta com uma das suas obras mais curiosas e sugestivas.
Colónia de Marte, título que contém, como o leitor verá, uma certa dose de ironia, inscreve-se numa linha de continuidade que é uma constante da obra de Van Vogt, bem representada nesta colecção através dos seus romances mais marcantes: A Guerra Contra o Rull, A Astronave Pirata, Missão Interplanetária, Slan, Xadrez Cósmico e Rumo ao Universo.
Em Colónia de Marte, o poderoso talento de Van Vogt alcança um dos seus momentos mais elevados. A originalidade do enredo, a riqueza de imaginação, o vigor da narrativa, a concisão do diálogo, o inesperado das situações, tornam este romance uma leitura extremamente agradável e sugestiva. A coexistência destas qualidades explicam o assinalado sucesso deste romance de A.E. Van Vogt, best-seller da crítica norte-americana.
Colónia de Marte foi traduzido por Eurico da Fonseca, que à causa da Ficção-Científica tem dado em Portugal o melhor do seu labor, e que muito tem contribuído para o prestígio deste novo género literário. 
A Ficção-Científica, entre nós, vem a ganhar um número cada vez mais amplo de adeptos fervorosos. Os progressos constantes da Ciência e da Técnica, concretizados, dia-a-dia, em realizações espectaculares que ocupam, em cabeçalhos retumbantes, as primeiras páginas dos jornais, vêm comprovar eu muito do que se tem chamado "utopia" em Ficção-Científica vem a materializar-se, pouco depois, em realidade.
Entre os autores de Ficção-Científica de maior projecção, o nome de Van Vogt tem direito a um lugar destacado. E no conjunto da sua obra, salienta-se Colónia de Marte, que a Colecção Argonauta terá a honra de apresentar aos seus Leitores e Amigos no próximo mês.

Sem comentários:

Enviar um comentário