nº 416 - Os Negros Anos Luz



Autor: Brian Aldiss
Título original: The Dark Light Years
1ª Edição: 1964
Publicado na Colecção Argonauta em 1992
Capa: A. Pedro
Tradução: António Porto

Súmula - Foi apresentada no livro nº415 da Colecção, com a indicação de "Ler nas páginas seguintes a súmula do próximo volume da Colecção Argonauta":

Através de séculos de séculos, num planeta a anos-luz do nosso, criaturas nasceram num delta lamacento e evoluíram até se tornarem em jardineiros astutos para os quais a madeira e a cerâmica eram como metais e a filosofia religiosa uma ocupação.
Não conheciam o mal nem sabiam o que fosse a dor, porque não a sentiam.
Três sóis governavam os movimentos do seu mundo natal.
O seu sexo mudava com cada sol e a sua vida era longa, muito longa, oscilando agradavelmente entre uma mediania de luxo e necessidade.
Suponha-se que essas criaturas, tendo desenvolvido uma maneira muito peculiar de viajar no espaço, se encontraram um dia com os homens, entre as estrelas. Que aconteceria?

3 comentários:

  1. Através de séculos de séculos, num planeta a anos-luz do nosso, criaturas nasceram num delta lamacento e evoluíram até se tornarem em jardineiros astutos para os quais a madeira e a cerâmica eram como metais e a filosofia religiosa uma ocupação. Não conheciam o mal nem sabiam o que fosse a dor porque não a sentiam. Três sóis governavam os movimentos do seu mundo natal. O seu sexo mudava com cada sol e a sua vida era longa, muito longa oscilando agradavelmente entre uma mediania de luxo e necessidade. Suponha-se que essas criaturas, tendo desenvolvido uma maneira muito peculiar de viajar no espaço, se encontraram um dia com os homens, entre as estrelas. Que aconteceria?

    ResponderEliminar
  2. Este livro escancara toda crueldade e ignorância da raça humana, e sua arrogância e indiferença para com os demais seres do universo.
    Brian Aldiss é um dos grandes escritores de ficção científica, um visionário no qual precisamos prestar atenção.

    ResponderEliminar
  3. Este livro escancara toda crueldade e ignorância da raça humana, e sua arrogância e indiferença para com os demais seres do universo.
    Brian Aldiss é um dos grandes escritores de ficção científica, um visionário no qual precisamos prestar atenção.

    ResponderEliminar