nº 255 - Salvamento no Espaço



Autor: Cleve Cartmill
Título original: The Space Scavengers
1ª Edição: 1975
Publicado na Colecção Argonauta em 1978
Capa: A. Pedro
Tradução: Eurico da Fonseca

Súmula - Foi apresentada no livro nº254 da Colecção, com a indicação de "Ler nas páginas seguintes a súmula do próximo volume da Colecção Argonauta":

Um dia, quando no espaço houverem tantas naves como navios no mar, será necessário criar serviços de salvamento. É possível que esses serviços sejam assegurados por uma grande organização oficial. Mas, mesmo assim, nem todos os problemas poderão ser resolvidos. Porque exigirão soluções especiais, realizadas por homens altamente experimentados e cheios de inventiva - homens que não se sujeitação aos regulamentos e preferirão actuar sózinhos. Homens como os da Companhia de Salvamentos Espaciais, de Jake Murchison.
A vida de Jake Murchison e dos seus companheiros é o tema de The Space Scavengers, de Cleve Cartmill, que na nossa língua terá o título de Salvamento no Espaço e será o nº255 da Colecção Argonauta. E os problemas enfrentados pela Companhia de Salvamentos Espaciais não serão poucos - nem vulgares. Um carregamento imensamente valioso, num casco à deriva, em que é "impossível" entrar... Uma nave traída e detida por um asteróide magnético com cinquenta quilómetros de diãmetro... Noventa e sete pessoas aprisionadas no fundo de um lago formado por uma substância em que nada pode flutuar... Uma nave cheia de explosivos nucleares, com a tripulação morta, correndo na direcção de um planeta, sem poder ser detida... Uma nave-patrulha, avariada, única defesa contra uma frota pirata... A luta sem armas, contra um inimigo mortal, para a descoberta de um dos maiores segredos científicos de todos os tempos...
Salvamento no Espaço não é apenas um livro de ficção-científica. É um exemplo de imaginação, de engenho, de criatividade. Uma obra que importa ler - e em que importa meditar.

3 comentários:

  1. O título original está errado, "I Sing the Body Electric" é da edição anterior. Esse é o "The Space Scavengers". E aproveitando, excelente site, já esbarrei aqui várias vezes pesquisando esses livros, mas acho que nunca agradeci ou elogiei o espetacular esforço! Site fantástico, meus parabéns. Abs, NR!

    ResponderEliminar
  2. Muito obrigado, já corrigi o erro. Obrigado também pelas palavras simpáticas relativamente ao site, é sempre muito gratificante sentir que o nosso trabalho é útil e apreciado por alguém.
    Grato e um abraço!

    ResponderEliminar
  3. Uma pequena correcção: apesar de a data da edição original deste livro se encontrar correcta (1975), a verdade é que se trata de uma colectânea de contos de Cleve Cartmill (que faleceu em... 1964!), escritos entre 1949 e 1950. A "súmula" do editor (ou da tradutora?) é mais uma vez omissa

    ResponderEliminar